18.9 C
Amambai
quinta-feira, 20 de junho de 2024

Amambai registra geada após dois anos nesta quarta-feira (29)

Redação

Nesta quarta-feira, dia 29 de maio, Amambai registrou a primeira geada desde junho de 2022. Durante a madrugada de hoje, as temperaturas variaram entre 3 e 4 graus Celsius, especialmente nas regiões mais baixas, marcando a primeira geada de 2024.

A reportagem do Grupo A Gazeta conferiu de perto os efeitos do fenômeno climático, encontrando finas camadas de gelo sobre a vegetação, nas regiões de baixadas, como particularmente nas proximidades do Rio Panduí, em Amambai.

Segundo o Clima Tempo, as temperaturas começam a se elevar a partir desta quarta-feira, com a máxima prevista de 19 graus Celsius. A tendência é de aumento gradual nas máximas ao longo dos próximos dias, variando entre 23 e 28 graus Celsius de quinta-feira, dia 30 de maio, até domingo, dia 2 de junho. As mínimas, sem previsão de novas geadas, devem variar entre 8 e 15 graus Celsius nesse período.

Geadas

Geadas ocorrem quando a temperatura do ar próximo ao solo cai para próximo ou abaixo de 0°C, formando uma fina camada de gelo sobre superfícies expostas. Esse fenômeno geralmente acontece durante noites sem vento e claras, com a ausência de nuvens, condições que permitem que o calor do solo irradie para a atmosfera, resultando em uma rápida queda de temperatura. As geadas são mais comuns em baixadas, onde o ar frio tende a se acumular devido à sua maior densidade.

Amambai registra geada após dois anos nesta quarta-feira (29)

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 20 de junho de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete