4.6 C
Amambai
quarta-feira, 29 de maio de 2024

Presidente da Câmara de Coronel Sapucaia, Niágara Kraievski comemora e destaca as festividades da Semana dos Povos Indígenas

A vereadora e atual Presidente da Câmara Municipal de Coronel Sapucaia, Niágara Kraievski, já está em seu 4° (quarto) mandato de vereadora. Nesta semana alusiva aos povos originários, chama atenção para a importância de refletirmos sobre os avanços, conquistas e os desafios enfrentados pelos povos originários.

Níágara Kraievski apontou também que, com o passar do tempo, os indígenas tiveram várias conquistas na educação, saúde, agricultura, além de infraestrutura básica como eletricidade, internet e água encanada.

Porém, Niágara ressalta que, mesmo com os avanços apresentados, os indígenas ainda sofrem com preconceito e a necessidade de maior atenção por parte do poder público. “Apesar de algumas conquistas, os povos originários acabaram em muitas ocasiões sendo deixados de lado em relação a políticas públicas de proteção e desenvolvimento, por isso, muitos dos serviços que seriam de necessidades básicas, ainda são oferecidos de forma precária para a comunidade indígena”, lembrou Niágara Kraievski.

Em tempo, a vereadora reforçou a importância da valorização e respeito à cultura indígena. Ela também defende a ideia da criação de projetos que sejam voltados para os indígenas com o objetivo de gerar novas oportunidades de desenvolvimento.

Niágara Kraievski destaca a importância da comemoração do Dia do Índio, para que sua cultura seja preservada e não dissipada, com isso ela afirma que o poder público tem a obrigação de dar maior atenção a essa parcela da população, dando voz e ouvindo os indígenas com a finalidade de atender as suas maiores demandas, frisou Niágara Kraievski.

COMEMORAÇÕES:

Durante a semana dos povos indígenas, as aldeias Taquaperi e Kurussuambá, estão com diversas ações para as comemorações, são elas; dança cultural, canto, músicas, coreografia, prova de arco e flecha, lança, estilingue, cabo de força, corridas, torneio de futebol e desfile da comunidade em geral.

“Estamos vivendo uma semana memorável e prestigiando todas as atividades, o que nos permite ter uma melhor compreensão da vida indígena, de suas lutas e de suas conquistas”, concluiu Niágara Kraievski.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de maio de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete