34.5 C
Amambai
segunda-feira, 29 de abril de 2024

Janelei e Ueslen são escolhidos Miss e Mister da Aldeia Limão Verde 2024 em Amambai

A noite de segunda-feira, dia 15, foi marcada por celebração e orgulho na Aldeia Limão Verde, que além de iniciar oficialmente a semana dos povos originários, elegeu os seus representantes para o título de Miss e Mister Indígena ALV de 2024. O evento foi realizado na quadra esportiva da escola municipal Tupã I Nandeva, às 19h30.

Janelei Gonçalves recebeu o título de Miss Indígena 2024, enquanto Ueslen Gonçalves Aquivel foi escolhido para receber o título de Mister Indígena 2024, em uma competição que destacou não apenas a beleza, mas também a cultura e a representatividade dos guarani kaiowás.

O secretário municipal de Assuntos Indígenas, Zenaldo Moreira, representou o prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira no evento e agradeceu às lideranças pelo apoio contínuo e parabenizou a comunidade pela semana especial dedicada à valorização da cultura dos povos originários.

O diretor da Escola Estadual Guarani Kaiowá e membro do júri, Duadino Martines, enfatizou a importância desses eventos para destacar a riqueza cultural e a diversidade dos povos indígenas. “Nós nascemos com essa missão, que é levar a voz dos nossos antepassados. Estamos aqui mantendo firme a nossa cultura guarani kayowá, nosso canto, nossa reza, nosso modo de ser, mantendo viva nossas tradições.”

Fizeram parte do time de jurados: Aparecida Benites, representando a Secretaria Municipal de Educação (Semed); o secretário municipal de assuntos indígenas, Zenaldo Moreira; o diretor da Escola Municipal Tupa I Nandeva, Josiel Martins; o diretor da Escola Estadual Guarani Kaiowá, Duadino Martines; além da Miss ALV 2023, Jeile Fernandes, e do Mister ALV 2023, Weliton Teixeira Ricarte.

A semana dos povos originários continuará a oferecer uma série de eventos e atividades que visam celebrar, educar e promover a rica herança cultural dos povos indígenas, reafirmando o papel fundamental que desempenham na tapeçaria cultural do Brasil.


Confira a programação dos próximos dias das aldeias de Amambai:

• 17/04/2024 (Quarta-feira): II Vivência das Escolas Indígenas, proporcionando uma experiência educativa enriquecedora.


• 18/04/2024 (Quinta-feira): Pela manhã, Ação Social em parceria com o 17º RC MEC beneficiará a comunidade, seguida pela III Feira de Produtos Artesanais da Aldeia Amambai durante a tarde e noite. A Noite Cultural Tradicional encerrará o dia na casa da Nandesy Ilma.


• 19/04/2024 (Sexta-feira): Destaque para o Encontro dos Professores das Escolas Indígenas do Município e a eleição do Miss e Mister Indígena 2024, seguidos por um Show Baile.

Aldeia Limão Verde:
• 17/04/2024 (Quarta-feira): Festival de Música e Dança.


• 19/04/2024 (Sexta-feira): Programação no Barracão de Eventos aberto à comunidade, com destaque para Show Baile, Torneio de Futsal, Torneio de Futebol, Corrida de Fundo (5 km), Arco e Flecha e Ciclismo.

Janelei e Ueslen são escolhidos Miss e Mister da Aldeia Limão Verde 2024

Fonte: Raquel Fernandes/Secom

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete