23.4 C
Amambai
terça-feira, 16 de abril de 2024

Educação de Naviraí inicia o Projeto Melodias da Infância: Música e Ludicidade na Creche

Júnior Lopes/ Assessoria

A Gerência de Educação da Prefeitura de Naviraí realizou no dia 26 de março, o 1º Encontro Formativo do Projeto Melodias da Infância: Música e Ludicidade na Creche, junto aos professores e coordenadores das instituições educativas da Rede Municipal de Ensino (nível creche). O referido Projeto tem a finalidade promover o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 3 anos de idade por meio da exploração da música e da ludicidade, contando com a participação das famílias, visando estimular o crescimento físico, cognitivo, emocional, social e linguístico das crianças.

O projeto também tem como objetivo proporcionar experiências musicais significativas que explorem ritmos, sons, melodias e movimentos, enriquecendo o repertório sensorial e expressivo dos pequenos alunos, desde a primeira infância, bem como fortalecer os laços afetivos entre crianças, familiares e educadores.

Deste modo, este projeto surgiu com o intuito de trazer maneiras diferenciadas de trabalhar os campos de experiências trazidos pela BNCC – Base Nacional Comum Curricular, a partir da musicalização englobando a aprendizagem da criança de forma integral e ampliando desta forma o fazer pedagógico dos professores da creche. Também vem ao encontro com a necessidade de aproximar mais e fortalecer a conexão entre a família, a criança e a escola, ou seja, trazer todos para o centro do desenvolvimento e aprendizagem da criança. Com este envolvimento das famílias, a creche estará incentivando uma cultura de participação ativa dos pais e/ou cuidadores na educação de seus filhos, e essa prática trás benefícios significativos para o desenvolvimento das crianças.

O projeto Melodias da Infância: Música e Ludicidade na Creche será desenvolvido até o mês de novembro, sendo destinado apenas aos professores de creche da Rede Municipal de Educação de Naviraí, o qual contará com a participação das famílias nas ações do mesmo. Serão realizados novos encontros formativos com os docentes nos meses de abril, maio e junho, além de mais um encontro com as famílias que está previsto para acontecer no final de outubro. O encerramento do projeto será no dia 02 de novembro, na Câmara Municipal, com uma apresentação de registros iconográficos (fotos e/ou vídeos) feitos pelos coordenadores pedagógicos.

Para as coordenadoras Lourdes Matos, Giseli Tavares e Lourdes Gabriela Prevedel, “o projeto Melodias da Infância: Música e Ludicidade na Creche representa um marco significativo no campo da educação infantil em nossa rede de ensino. Ao longo deste projeto, buscaremos explorar o poder transformador da música e da ludicidade no desenvolvimento integral das crianças”.

Educação de Naviraí inicia o Projeto Melodias da Infância: Música e Ludicidade na Creche
Educação de Naviraí inicia o Projeto Melodias da Infância: Música e Ludicidade na Creche
Educação de Naviraí inicia o Projeto Melodias da Infância: Música e Ludicidade na Creche

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 16 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Algodão: Brasil sustenta posição de destaque

No cenário global do mercado de algodão em pluma,...

Enquete