32.5 C
Amambai
domingo, 28 de abril de 2024

Desenvolvimento web: Quais habilidades são importantes?

O mercado de desenvolvimento web emprega milhares de desenvolvedores no Brasil. São diversas oportunidades, que necessitam de diferentes habilidades de programação. Mas, afinal, é preciso ser criativo ou mais racional para trabalhar como desenvolvedor? O que é programação e como ela funciona? 

Confira abaixo!

O que faz um desenvolvedor web?

O desenvolvimento web é uma área na indústria de TI que busca desenvolver sites e aplicativos na internet ou na intranet. Para que sejam criados, é necessário o uso de frameworks, linguagens de programação como JavaScript e plataformas de aplicações web de código aberto, como Angular, Ajax, entre outros.

Ou seja, tudo o que você vê ao acessar um site foi construído por um desenvolvedor. Existem três áreas de atuação mais populares dentro do desenvolvimento web: Back-End, Front-End e FullStack.

Back-End: O desenvolvedor back-end é responsável pela parte que não vemos ao acessar uma plataforma; é a estrutura que, como o nome já sugere, fica nos “bastidores”. Eles garantem que o projeto saia do papel e seja seguro e eficiente.

Front-End: Já um programador front-end, é o profissional responsável pela criação de tudo o que é visual, como as cores, botões e tudo o que você, usuário final, consegue perceber e interagir enquanto acessa um site. Legal, não é?

Full Stack: Então o back-end atua nos bastidores, garantindo a segurança do projeto, o front-end, cuida do design, mas e o fullstack? O FullStack combina os dois, podendo atuar tanto no front quanto no back. Essa flexibilidade, inclusive, é uma vantagem no mercado de trabalho.

Principais habilidades: Criatividade, comunicação e técnicas

Desenvolvimento web: Quais habilidades são importantes?

Tá, agora que você já pegou o que é o desenvolvimento web e o que faz um desenvolvedor web front, back-end e fullstack, chegou o momento de entender quais habilidades são essenciais para essa área. Vamos lá?

Começando pelas habilidades técnicas, elas podem variar de acordo com a empresa onde cada um vai atuar e, claro, cada projeto. Porém, há algumas mais populares como: a linguagem de programação JavaScript, frameworks, Ajax, a escolha do banco de dados, entre outras.

Além das habilidades mais técnicas, é extremamente importante saber se comunicar e se relacionar no ambiente de trabalho. Tanto para se comunicar com a equipe quanto, por exemplo, saber explicar o projeto para um cliente ou pessoas que não entendem tanto da parte técnica.

Já sobre a questão da criatividade ou até da matemática, apesar de serem importantes, acredita-se que há algumas habilidades que podem ser desenvolvidas ao longo do tempo.

O importante é tentar, se dedicar e, aos poucos, ir aprendendo. Muitos profissionais da área afirmam que no setor de programação, o que conta é a tentativa, e consequentemente, muitas vezes o erro. E tá tudo bem!

Como aprender a programar do zero?

Ao acompanhar a leitura até aqui, você provavelmente se pegou pensando “mas será que posso aprender do zero”? A resposta é sim, mas isso vai depender de onde você for estudar.

Enquanto em muitos lugares é preciso ter algum conhecimento na área como bancos de dados e linguagens de programação, há outros como a TripleTen, um curso de desenvolvimento web, onde você não precisa ter nenhuma experiência prévia em tecnologia.

Isso mesmo, não precisa saber nada, basta ter vontade de aprender, um computador com acesso à internet e disponibilizar entre 15 a 20 horas por semana nos estudos. Nada impossível não é?

Mas se eu já tiver experiência em TI? 

Se você já é da área de TI, então com certeza já deve saber que é preciso se manter ligado nas atualizações do mercado de trabalho, principalmente quando o assunto tecnologia está em pauta. E é justamente isso que o bootcamp da Tripleten oferece!

Lá, todo o material do programa está em constante atualização, sempre de acordo com o que a indústria tech está buscando. Ou seja, nada de aprender coisas que não fazem mais sentido para o mercado e as empresas

Por que bootcamp e não um curso?

‘Eu li ali em cima “bootcamp”, mas não é curso?’ Calma, nós vamos lhe explicar!

A TripleTen trabalha com bootcamps de programação, que nada mais são que cursos, porém, com diferencial do período de tempo e intensidade. O foco dos bootcamps é que você aprenda as habilidades na prática, que é justamente o que as empresas estão buscando!

Você aprende o que é importante da teoria, mas mais ainda o que um desenvolvedor web faz no seu dia a dia. Inclusive, participando de projetos com sprints, que nada mais são que períodos de tempo que as pessoas têm para desenvolver alguma parte de um produto, serviço, e no caso dos desenvolvedores, um site ou aplicações.

Esses sprints, dependendo da área, podem ter durações diversas, mas em sua grande maioria são de até 2 semanas.

TripleTen: Melhor curso de desenvolvimento web 

A TripleTen tem um curso de desenvolvimento web com duração de 10 meses, onde o aluno é acompanhado por um time de especialistas na área de desenvolvimento web, community managers, que vão ajudar lembrando prazos e dando apoio quando o desânimo bate, uma plataforma 100% online e interativa e claro, uma mentoria de carreira que dá auxílio para o desenvolvimento das tão importantes soft skills.

Como? Simulação de entrevistas, criação de currículo e portfólio de destaque – com os projetos que o aluno trabalhou durante o bootcamp e muito mais.

Entre as habilidades que você aprende por lá, estão frameworks em JavaScript, tecnologias de back-end, design responsivo, aplicações, banco de dados e muito mais!

Se bateu aquela vontade de se tornar um desenvolvedor web com a TripleTen, saiba que nós conseguimos um cupom de desconto especialmente para você! 30% OFF no curso de desenvolvimento web.

Já trabalho em TI. Posso estudar na TripleTen e usar o desconto?

Como já comentamos acima, a TripleTen está de portas abertas para quem desejar aprender. A dica para você que já é programador ou trabalha em alguma área da tecnologia ou desenvolvimento web, é fazer o bootcamp para preencher algumas lacunas de conhecimento e melhorar o seu currículo.

Sobre o desconto, com certeza! Acesse o site e use o cupom: FUTUROBR30.

Não perca tempo, garanta sua vaga já!

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete