20.9 C
Amambai
sábado, 27 de abril de 2024

Exército ativa Esquadrão em Iguatemi, com a presença do prefeito e general da brigada

Solenidades militares marcaram, na manhã desta terça-feira, dia 12 de março, a inauguração do Esquadrão do Exército Brasileiro no município de Iguatemi, no Cone Sul do Estado, em Mato Grosso do Sul.

Em Iguatemi, foi destacado o 3º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado do 17º RC Mec (Regimento de Cavalaria Mecanizado,) com sede em Amambai e em Mundo Novo. O então Destacamento Militar local recebeu um dos três pelotões do quadro operacional do 3º Esquadrão C.Mec de Iguatemi.

O retorno do Esquadrão Destacado à Iguatemi, que havia sido incorporado ao 17º RC-Mec na década de 80, contou com o apoio e participação do prefeito Lídio Ledesma e faz parte de um projeto estratégico que vem sendo desenvolvido pelo Exército Brasileiro no sentido de melhorar a vigilância das fronteiras brasileiras, denominado SISFRON (Sistema de Monitoramento de Fronteiras), cujo projeto-piloto está sendo implantado na área de abrangência da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (4ª Brigada C.Mec) com sede em Dourados, e vai cobrir toda a fronteira com o Paraguai, na região sul de Mato Grosso do Sul.

A ativação do Esquadrão C.Mec em Iguatemi e o Pelotão de Cavalaria Mecanizado em Mundo Novo foi comandada pelo comandante da 4ª Brigada C.Mec, o General de Brigada Abelardo Prisco de Souza Neto Lourival Carvalho Silva, e coordenada pelo comandante do 17º RC Mec, Coronel Corrêia.

O prefeito Lídio Ledesma também esteve presente na solenidade e destacou a importância da presença mais efetiva do Exército Brasileiro no extremo sul do Estado em Mato Grosso do Sul, região que faz fronteira seca com o Paraguai e enfrenta grande incidência de prática de ilícitos.

Para o prefeito de Iguatemi, além da transmissão da sensação de maior segurança à população, o retorno do Esquadrão C.Mec ao município também significa um avanço no aspecto econômico, já que serão pelo menos 120 militares que passarão a fazer parte da sociedade local, consumindo no comércio da cidade.

“A volta do Esquadrão do Exército Brasileiro para Iguatemi era uma de nossas metas como gestores públicos e graças a Deus conseguimos alcançar”, disse o prefeito.

OPERACIONALIZAÇÃO DO SISFRON

De acordo com o comandante do 17º RC Mec, o trabalho de monitoramento na região Cone Sul de Mato Grosso do Sul por meio do SISFRON, será comandado de uma central de operações montada dentro do 17º RC Mec em Amambai, cuja edificação foi concluída recentemente.

Segundo o comando da organização militar, dentro do cronograma do Sistema, o 17º RC Mec, já recebeu remessas de viaturas leves de grande capacidade operacional e irá continuar recebendo equipamentos de ponta, entre eles “VANTs” (Veículos Aéreos Não Tripulados), rádios comunicadores de longo alcance e remessas de carros de combate modelo Guarani.

Também foram apresentados os carros de combate, que são equipados com sistema eletrônico e tecnologia de ponta cem por cento desenvolvidos no Brasil.

De acordo com o comandante do 17º RC Mec, além de aumentar a vigilância das fronteiras, visando garantir a soberania nacional, o monitoramento desenvolvido pelo Exército Brasileiro por meio do SISFRON também terá como objetivo cooperar com as agências de inteligência e com os organismos estaduais e federais no sentido de combater ilícito como o contrabando e o tráfico drogas, armas e munições, por exemplo.

(Com a colaboração da reportagem de Vilson Nascimento)

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete