23.4 C
Amambai
terça-feira, 16 de abril de 2024

3ª Companhia Independente de Polícia Militar de Amambai completa 21 anos

Na tarde desta terça-feira, 20 de fevereiro, a 3ª Companhia Independente de Polícia Militar completa 21 anos, mas sua história começou na década de 1950, quando foi criado o Destacamento Policial Militar de Amambai-MT, inicialmente composto por 04 (quatro) policiais. No início, o destacamento ficou aquartelado em uma pequena residência na Avenida Pedro Manvailer. Décadas depois, por meio do Boletim do Comando-Geral de 15 de maio de 1985, foi publicada a portaria que transformou em núcleo de Pelotão PM o até então Destacamento, sendo subordinado ao 4º Batalhão de Polícia Militar sediado em Ponta Porã-MS.

Posteriormente, o 3º Pelotão Policial Militar foi elevado a 3ª Companhia Independente de Polícia Militar, através da portaria “P” 005/DP-1/DP/PMMS, de 20 de fevereiro de 2003, publicada no Boletim do Comando-Geral nº 055 de 21 de março de 2003, tornando-se assim uma unidade independente, ficando responsável pela segurança das cidades de Amambai, Coronel Sapucaia, Paranhos, Tacuru e, recentemente, Sete Quedas.

3ª Companhia Independente de Polícia Militar de Amambai completa 21 anos

Em virtude das cidades de Coronel Sapucaia, Paranhos e Sete Quedas serem vizinhas do território paraguaio, a 3ª CIPM guarnece aproximadamente 170 km de fronteira seca e, na totalidade, é responsável pela segurança de 88.209 cidadãos, de acordo com dados do IBGE de 2020. Destes, aproximadamente 24 mil são indígenas da etnia Guarani-Kaiowa, que estão divididos em 15 aldeias (terras indígenas ou reservas) pertencentes aos municípios da área, a saber, Jaguari, Amambai e Limão Verde em Amambai, Sassoró e Jaguapiré em Tacuru, Taquaperi e Kurussuamba em Coronel Sapucaia, Sete Serros, Pirajui, Proteiro Guaçu, Arroio Korá, Paraguassu e Ypoi em Paranhos e Aldeia Sombrerito em Sete Quedas.

3ª Companhia Independente de Polícia Militar de Amambai completa 21 anos

Além disso, outra parte reside em comunidades rurais, nos assentamentos São Cristóvão, Vicente de Paula, Beira Rio, Jatobá e Vila Taquaperi pertencentes ao município de Paranhos, os assentamentos Vitória da Conquista, São José, Água Viva, Santa Renata em Tacuru e Querência, Sabastião Rosa da Paz, Magno de Oliveira e Guanabara em Amambai.

Comemorar o aniversário de uma unidade policial militar num primeiro momento pode não fazer sentido, mas na verdade esse momento é importante para lembrarmos e homenagearmos os valorosos policiais militares, da ativa e da reserva, homens e mulheres que fazem essa unidade policial militar existir, suas conquistas até aqui e seus desafios diários para manter a ordem pública diuturnamente numa região tão complexa, com área fronteiriça com a presença do crime organizado, com uma população dividida em áreas urbanas e rurais e com diferenças culturais marcantes, seja na língua e costumes ou na forma de ocupação territorial.

Exemplo desse empenho e profissionalismo foi o 3º Sargento PM Claudir Ferreira, falecido em 2009, que dá nome à unidade, e em nome do qual homenageamos todo o efetivo da 3ª CIPM. O Sargento Claudir entrou na PMMS em 1982, serviu em Amambai de 1995 a 2009, é reconhecido por todos pelo excepcional serviço prestado à PMMS e um exemplo a ser seguido por todos os policiais militares que na ativa têm o dever de honrar a 3ª CIPM prestando um serviço digno à nossa população.

A 3ª CIPM chega ao seu 21º aniversário orgulhosa do seu relacionamento com as demais instituições e especialmente com os cidadãos da Fronteira Conesul, que confiam e acreditam na credibilidade de uma polícia militar comunitária, pronta para garantir direitos individuais e coletivos e zelar pela democracia.

3ª Companhia Independente de Polícia Militar de Amambai completa 21 anos
(e) 3º Sargento PM Claudir Ferreira.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 16 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Algodão: Brasil sustenta posição de destaque

No cenário global do mercado de algodão em pluma,...

Enquete