26.1 C
Amambai
domingo, 25 de fevereiro de 2024

Representantes de movimentos sociais não comparecem à primeira reunião da FPIZ

2023-11-30 17:38:01

Representantes de movimentos sociais não comparecem à primeira reunião da FPIZ

A Assembleia Legislativa assumiu nesta quarta-feira (29), o importante papel na discussão sobre invasões de terra no Mato Grosso do Sul, com a posse dos membros da FPIZ (Frente Parlamentar Invasão Zero), que estranharam a ausência de representantes da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e MST (Movimento dos Rurais Sem Terra), convidados pontualmente pelo coordenador dos trabalho e propositor da Frente na Casa de Leis, deputado estadual Coronel David (PL). Na reunião, representando as comunidades indígenas, estava a secretária-adjunta da Setescc (Secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), Viviane Luiza da Silva. 

Coronel David revela que apesar da ausência dos órgãos e dos movimentos sociais neste primeiro momento, a Frente irá solicitar reuniões com cada parte interessada e assim, cumprir com seu papel de mediadora estabelecendo diálogo com a finalidade de colocar fim aos conflitos no Estado.

“Fizemos ontem uma reunião com os representantes do setor produtivo e também das comunidades indígenas, para traçarmos algumas providências. Iremos nos reunir com o Ministério Público Federal para verificar como a questão dos conflitos de terra está sendo conduzida no órgão e certamente, vamos cobrar algumas providências que ao longo do tempo estão deixando de ser tomadas”, afirma o deputado.

A Frente Parlamentar deve se reunir também com integrantes da Funai, do Incra e do MST, “nós iremos onde for possível para restabelecer um pacto de convivência saudável entre as partes interessadas”, destaca o parlamentar.  

“Reitero que cabe a nós, neste momento, servirmos como mediadores na busca de sugestões e das soluções necessárias e assim, tenhamos um ambiente de paz e tranquilidade no campo para todos os lados envolvidos nesta temática. Tenho certeza de que vamos dar um bom exemplo para o País de que os antagonistas conseguem conviver pacificamente, respeitando o espaço do outro e cumprindo a Constituição Federal”, acrescenta Coronel David.

Posse dos membros

A Frente Parlamentar Invasão Zero empossou os membros da mesa diretora que assumem o papel de mediadores para a questão dos conflitos e invasões de terra em Mato Grosso do Sul, um dos principais estados produtores do país, aprofundando a discussão deste tema que impacta negativamente a economia do Estado.

Ficaram definidos como membros da Frente Parlamentar Invasão Zero os deputados estaduais: Coronel David (coordenador), Renato Câmara (MDB), Zé Teixeira (PSDB), Antônio Vaz (Republicanos), Márcio Fernandes (MDB), Professor Rinaldo Modesto (PSDB), Neno Razuk (PL), Roberto Hashioka (União), João César Mattogrosso (PSDB), Júnior Mochi (MDB),  Mara Caseiro (PSDB) e Paulo Corrêa (PSDB). 

Representando as entidades governamentais e do setor produtivo, assinaram o termo de posse de compromisso o presidente e o vice-presidente da Acrissul (Associação de Criadores de Mato Grosso do Sul), Guilherme de Barros Costa Bumlai e Dácio Queiroz Silva; o secretário executivo da Sejusp e superintendente de segurança pública (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), coronel Vagner Ferreira da Silva e delegado Tiago Macedo;  o presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Marcelo Bertoni e Giovana Dias Zampieri de Omena, o presidente da Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores de Novilho Precoce, Rafael Nunes Gratão; a secretária-adjunta da Setescc, Viviane Luiza da Silva; e o procurador-geral adjunto de Justiça, Romão Avila Milhan Junior.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de fevereiro de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Sérgio Luiz Nogueira Neves, o popular Serginho

Comunicamos com pesar o falecimento na quarta-feira, dia 21...

Agesul faz reparos em ponte de madeira entre Amambai e Aral Moreira

Vilson Nascimento A 11ª Residência Regional da Agesul (Agência Estadual...

Casa do Trabalhador disponibiliza 29 oportunidades de emprego nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento  A Casa do Trabalhador, órgão ligado a Fundação do Trabalho (Funtrab) do Governo...

3ª Companhia Independente de Polícia Militar de Amambai completa 21 anos

Na tarde desta terça-feira, 20 de fevereiro, a 3ª...

Vereadora Lígia Borges pede substituição de parquinhos infantis em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de indicação apresentada durante a sessão...

Enquete