34 C
Amambai
segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Cadeiras de rodas produzidas em presídio são destinadas a quem precisa, gratuitamente

2023-11-29 19:07:58

Cadeiras de rodas produzidas em presídio são destinadas a quem precisa, gratuitamente

Confeccionadas com mão de obra prisional e reaproveitamento de bicicletas apreendidas pela Justiça, cadeiras de rodas produzidas no Estabelecimento Penal Masculino de Ivinhema irão atender quem precisa do equipamento de locomoção e não tem condições de adquirir.

A iniciativa faz parte do projeto “Liberdade sobre Rodas”, realizado em parceria entre o Governo do Estado de Mato grosso do Sul, por meio da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), e o Rotary Clube, com apoio da Prefeitura de Ivinhema e da Polícia Civil.

Este mês, as 15 primeiras cadeiras de rodas concluídas foram entregues ao Rotary da cidade, para serem distribuídas gratuitamente, conforme a necessidade. O objetivo é atender pessoas com deficiência que não têm condições de pagar pelo benefício, refletindo em qualidade de vida para elas.

“Para retirar a cadeira em doação, nos casos permanentes, ou a título de empréstimo, para situações momentâneas, a pessoa preenche uma requisição aqui no Rotary de Ivinhema e fazemos a destinação”, informa o conselheiro na instituição, José Roberto Ronchesel.

""
Agepen realizou a entrega a representantes do Rotary Club de Ivinhema.

Para a produção, a unidade prisional de Ivinhema recebeu a doação de 1,2 mil bicicletas, oriundas dos pátios de delegacias da Polícia Civil em Três Lagoas e Angélica, que estão servindo de matéria-prima.

As carcaças não aproveitadas na fabricação são vendidas para obter recursos para manutenção da produção. O Rotary ofereceu equipamentos utilizados pelos internos na produção, como máquinas de cortes e lixadeiras, além das rodinhas e assentos.

No momento, dois internos atuam na produção e, pelo trabalho, são beneficiados com a remição de pena: um dia a menos para cada três dias trabalhados. Além disso, aprendem uma nova profissão, já que a ocupação oferece uma nova especialização aos trabalhadores, ajudando na inserção ao mercado de trabalho.

“Estamos tocando esse projeto com o objetivo de fazer nossa parte social de ajudar a sociedade ao mesmo tempo em que proporcionamos meios de ressocialização aos nosso custodiados, destaca o direto do estabelecimento penal de Ivinhema, Rodrigo de Carvalho Bortoleto.

A produção de cadeiras de rodas com mão de obra prisional é uma das várias ações sociais desenvolvidas no sistema penitenciário de Mato Grosso do Sul que atendem diretamente à população carente e instituições de assistência em diversas partes do estado, envolvendo também doação de pães, hortaliças, produção de lençóis e epis a hospitais, confecção de absorventes, reformas de escolas, entre outros.

Comunicação Agepen

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de fevereiro de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Sérgio Luiz Nogueira Neves, o popular Serginho

Comunicamos com pesar o falecimento na quarta-feira, dia 21...

Casa do Trabalhador disponibiliza 29 oportunidades de emprego nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento  A Casa do Trabalhador, órgão ligado a Fundação do Trabalho (Funtrab) do Governo...

3ª Companhia Independente de Polícia Militar de Amambai completa 21 anos

Na tarde desta terça-feira, 20 de fevereiro, a 3ª...

Vereadora Lígia Borges pede substituição de parquinhos infantis em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de indicação apresentada durante a sessão...

Janete diz que alianças são importantes para disputar e administrar o Município de Amambai

Redação A vereadora Janete Córdoba (PSDB), pré-candidata a prefeita de...

Enquete