26.1 C
Amambai
domingo, 25 de fevereiro de 2024

Educação de Jovens e Adultos realiza formatura em Caarapó

2023-11-28 13:57:56

Educação de Jovens e Adultos realiza formatura em Caarapó

A Escola Municipal Professor Moacir Franco de Carvalho, que integra a rede municipal de ensino de Caarapó, realizou na noite da última segunda-feira (27) a formatura da 4ª fase Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ano de 2023. O evento foi realizado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

A Educação de Jovens   e   Adultos   é   uma   modalidade   de   ensino da Educação Básica, que tem por finalidade oportunizar aos jovens e adultos a escolarização   ou   a   complementação   de   estudos na   etapa   de   ensino fundamental, ampliando as oportunidades para aqueles que já ultrapassaram a idade de escolarização regular.

Em Caarapó, a EJA é oferecida na rede municipal de ensino desde o ano de 2013, concentrando-se na Escola Municipal Professor Moacir Franco de Carvalho, atendendo alunos da 1ª e 2ª fases do ensino fundamental, que correspondem do 1º ao 5º ano, e 3ª e 4ª fases do ensino fundamental, que correspondem do 6º ao 9º ano, para pessoas que tenham idade a partir de 15 anos completos.

A EM Professor Moacir Franco de Carvalho está localizada no bairro Santo Antônio, atendendo aproximadamente 440 alunos no Ensino Fundamental Regular, matriculados do 1º ao 7º ano, e mais 60 alunos da EJA, matriculados da 1ª à 4ª Fase. Desde 2013, mais de 1.600 alunos já foram matriculados na EJA da Escola Municipal Professor Moacir Franco de Carvalho.

Aos alunos são oferecidos transporte e merenda escolar, com cardápio elaborado e acompanhado por   nutricionistas   da   Secretaria   Municipal   de   Educação, Esporte e Cultura (Semeec).

A Semeec pontua que, de forma a garantir o desenvolvimento social no município, contribuindo assim para a   melhoria   da   qualidade   de   vida   da   população   e   a   possibilidade   de melhores empregos e geração de renda, a administração do prefeito municipal André Nezzi disponibiliza, sempre que necessário, equipamentos e materiais didáticos  para auxiliar no desenvolvimento das aulas, propiciando maior eficiência no ensino, a fim de possibilitar o desenvolvimento das capacidades intelectuais do estudante.

Neste ano, formaram-se 31 alunos, recebendo certificados no evento que, além dos formandos, reuniu familiares e convidados. Na cerimônia, a paraninfa da turma, professora Eucinéia Arteman de Melo Menegatti, foi homenageada pela direção da unidade escolar.

A solenidade de formatura foi prestigiada pela titular da Semeec, Ieda Maria Marran, que representou o prefeito André Nezzi; pela coordenadora técnica do Ensino Fundamental, Iracilda Moreira dos Santos Lomba; pela diretora da EM Professor Moacir Franco de Carvalho, Cintia Esteves Croider; pelo diretor-adjunto da unidade escolar, Davi Vieira Lopes; pela coordenadora do Ensino Fundamental da escola promotora do evento, Ana Marcia da Silva Trilha; e da coordenadora da EJA na unidade escolar, Lucilene Matos do Nascimento.

Também estavam presentes na cerimônia os professores da EJA: Edna Reis – 1ª e 2ª Fase; Janaína Solis; Luciana Marcari; Eucinéia Arteman de Melo Menegatti – Língua Portuguesa e Inglês; Larissa Jonck Croider – Artes; Franciele Pereira Paniágua – Matemática; Leandro Brito – Ciências; Fernanda de Almeida Machado – Educação Física; Rodinéia Maria Dantas – Geografia; Mônica Aquino – História; e Karoline Freitas – Artes, além da secretária da unidade escolar, Bruna Vollmerhausen; da auxiliar de secretaria Rosalina Pereira de Souza; e das agentes de merenda Luciana Pereira da Silva, Eliane Jonck Croider, Camila Sandim e Fabiana Moraes.

Depois da solenidade oficial de formatura, os formandos e convidados foram agraciados com um jantar de confraternização.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de fevereiro de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Sérgio Luiz Nogueira Neves, o popular Serginho

Comunicamos com pesar o falecimento na quarta-feira, dia 21...

Agesul faz reparos em ponte de madeira entre Amambai e Aral Moreira

Vilson Nascimento A 11ª Residência Regional da Agesul (Agência Estadual...

Casa do Trabalhador disponibiliza 29 oportunidades de emprego nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento  A Casa do Trabalhador, órgão ligado a Fundação do Trabalho (Funtrab) do Governo...

3ª Companhia Independente de Polícia Militar de Amambai completa 21 anos

Na tarde desta terça-feira, 20 de fevereiro, a 3ª...

Vereadora Lígia Borges pede substituição de parquinhos infantis em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de indicação apresentada durante a sessão...

Enquete