25.8 C
Amambai
sexta-feira, 1 de março de 2024

Brasil e Áustria fortalecem cooperação científica em energia renovável, aeroespacial e biodiversidade

2023-11-26 15:03:16

Brasil e Áustria fortalecem cooperação científica em energia renovável, aeroespacial e biodiversidade

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) realizou nesta quinta-feira (23) a 1ª Reunião da Comissão Mista Brasil-Áustria de Cooperação Científica e Tecnológica. O encontro, que ocorreu de forma híbrida, buscou efetivar meios para implementar o acordo em cooperação científica e tecnológica entre os dois países, promulgado no Brasil em agosto deste ano. Também visou traçar um programa de trabalho conjunto e fortalecer áreas prioritárias de parceria em energia renovável, aeroespacial e biodiversidade, além de iniciativas como a formatação de uma chamada comum.

“A ministra Luciana Santos associa-se ao presidente Lula para reinserir o Brasil no cenário global, e seus esforços estão sendo traduzidos na dinâmica agenda internacional do MCTI. Estamos retomando parcerias regionais e outras que foram esquecidas”, explicou o chefe da Assessoria Internacional do MCTI, Carlos Matsumoto, ao lembrar que o governo Lula dá atenção singular para a CT&I. “Nesse contexto, esta reunião tem significado especial. É a primeira vez que os governos do Brasil e da Áustria discutem formalmente a ciência e a tecnologia”, completou.

Já o chefe da divisão da cooperação cultural e científica do Ministério para Assuntos Europeus e Internacionais da Áustria, Alexander Wodja, enfatizou a trajetória de 12 anos de negociações até que o acordo de cooperação científica entre Brasil e Áustria fosse firmado, em 2019, em Viena. Diante desse histórico, salientou a importância de dinâmicas para implementá-lo, com inciativas como uma chamada pública conjunta a ser lançada em 2024 entre institutos de pesquisas dos dois lados, abordando as áreas prioritárias. “O objetivo é aumentar a troca de pesquisadores entre os países, com mobilidade financiada”, comentou após a reunião.

Investimento em P&D

Ao longo do encontro, representantes de dois países trocaram experiências e apresentaram o funcionamento de órgãos governamentais. O diretor do departamento de cooperação internacional em pesquisa do Ministério da Educação, Ciência e Pesquisa da Áustria, Heibert Buchbauer, traçou panorama das políticas de CT&I locais e mostrou objetivos estratégicos do país para essa área. Atualmente, a Áustria ocupa a 18ª posição no ranking global de inovação.

“Queremos fortalecer a Áustria como um dos principais locais de pesquisa, tecnologia e inovação, (buscamos) ser um dos cinco principais players globais em investimentos internos em pesquisa e desenvolvimento”, pontuou Heibert. “Em 2023, o país deve investir €15,5 bilhões em pesquisa e desenvolvimento, o que representa um aumento de 8%, se comparado a 2022”, acrescentou.

Além disso, o diretor de Programas de Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTIOsório Coelho, fez uma apresentação das políticas de inovação no Brasil, com foco especial na transição energética. “O Brasil está engajado na agenda da sustentabilidade e quer ser leading player nesse tema. Isso requer colaboração com outros países. Nosso objetivo no MCTI é apoiar pesquisa, a inovação e a tecnologia em desenvolvimento sustentável em várias políticas”, disse.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 01 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Homem morre em acidente de moto próximo ao córrego Panduí em Amambai

Redação Nesta quarta-feira, dia 28, por volta das 13h50, um...

Durante ato MDB e PP debateram conjuntura política e eleições 2024 em Amambai

Vilson Nascimento Um ato político promovido pelo MDB (Movimento Democrático...

Casa do Trabalhador disponibiliza 41 oportunidades de emprego nesta segunda-feira em Amambai

Vilson Nascimento  A Casa do Trabalhador, órgão ligado a Fundação do Trabalho (Funtrab) do Governo...

Nota de falecimento de Sérgio Luiz Nogueira Neves, o popular Serginho

Comunicamos com pesar o falecimento na quarta-feira, dia 21...

Enquete