34.5 C
Amambai
domingo, 25 de fevereiro de 2024

Prefeitura de Caarapó faz encerramento de ciclo do projeto ambiental ‘Recicla Verdinho’

2023-11-23 15:35:44

Prefeitura de Caarapó faz encerramento de ciclo do projeto ambiental ‘Recicla Verdinho’

A prefeitura de Caarapó, por meio das secretarias municipais de Educação, Esporte e Cultura (Semeec) e de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, promoveu na manhã desta quinta-feira (23) solenidade de encerramento do projeto de educação ambiental Recicla Verdinho. A ação tem apoio do Sistema de Cooperativa de Crédito do Brasil (Sicoob), que concedeu patrocínio financeiro, e parceria com a Cooperativa de Catadores do município, a Coopercicla, e Sebrae-MS.

O Projeto Recicla Verdinho é uma iniciativa que visa a conscientização dos estudantes sobre a importância da reciclagem e da preservação ambiental, além de promover o consumo de alimentos saudáveis, oriundos da agricultura familiar. Incentiva também o aspecto empreendedor, por se tratar de um trabalho que envolve a economia, através da troca de materiais recicláveis pelo “Verdinho”, uma moeda social utilizada na aquisição de produtos naturais saudáveis, adquiridos na feira municipal dos produtores da agricultura familiar cadastrados no projeto. Trata-se de uma estratégia de integração da sociedade caarapoense, com foco na sustentabilidade, por meio da educação ambiental, porém, com reflexos fortes e positivos na educação alimentar e financeira dos alunos e no desenvolvimento econômico local dos pequenos negócios, em especial os agricultores familiares e os catadores de materiais recicláveis.

Neste ano, o projeto foi desenvolvido por alunos de 4º e 5º anos da Escola Municipal Professor Moacir Franco de Carvalho, configurando-se como uma ação do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae-MS. As atividades tiveram início em maio.

No período de junho a novembro, foram coletadas 73.810 unidades de material reciclável. A cada 10 unidades, os estudantes envolvidos no projeto recebiam 1 Verdinho, utilizado em compras de produtos na feira do produtor. Ao todo, foram distribuídos 7.231 verdinhos.

A solenidade de encerramento do projeto teve a participação do prefeito André Nezzi, dos seretários Aldecir Roberto Fernandes (Agricultura e Desenvolvimento Econômico) e Ieda Maria Marran (Educação), da analista do Sebrae, Elizabeth Verginio, do presidente e do vice-presidente do Sicoob, respectivamente José Rosa de Almeida e Sérgio Braga, do diretor da instituição, Alessandro Feliciano Soares da Silva, e do gerente local, Geferson Cabral, do representante da Coopercicla, Willian Acosta, da coordenadora da Educação Básica do município, Iracilda Moreira dos Santos Lomba, do chefe do Departamento de Agricultura Familiar, Maurício Alves de Moraes, da coordenadora municipal do projeto Recicla Verdinho, Elizabete Severo da Silva Romero, da diretora da escola participante do projeto, Cintia Esteves Croider, do diretor-adjunto da instituição, Davi Vieira Lopes, e do representante dos agricultores familiares e feirantes, Roberto Gomes.

O presidente do Sicoob, José Rosa de Almeida, garantiu a renovação do apoio financeiro ao projeto para 2024, recebendo os agradecimentos do prefeito André Nezzi, que destacou a importância do projeto de forma intersetorial nas áreas de sustentabilidade, educação alimentar e financeira dos estudantes e no desenvolvimento econômico.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de fevereiro de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Sérgio Luiz Nogueira Neves, o popular Serginho

Comunicamos com pesar o falecimento na quarta-feira, dia 21...

Agesul faz reparos em ponte de madeira entre Amambai e Aral Moreira

Vilson Nascimento A 11ª Residência Regional da Agesul (Agência Estadual...

Casa do Trabalhador disponibiliza 29 oportunidades de emprego nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento  A Casa do Trabalhador, órgão ligado a Fundação do Trabalho (Funtrab) do Governo...

3ª Companhia Independente de Polícia Militar de Amambai completa 21 anos

Na tarde desta terça-feira, 20 de fevereiro, a 3ª...

Vereadora Lígia Borges pede substituição de parquinhos infantis em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de indicação apresentada durante a sessão...

Enquete