13.4 C
Amambai
domingo, 19 de maio de 2024

Alunos de Escola Municipal de Naviraí escrevem livros literários e ganham noite de autógrafos

2023-11-17 19:20:31

Alunos de Escola Municipal de Naviraí escrevem livros literários e ganham noite de autógrafos

Estudantes do 5º ano da Escola Municipal Professor Milton Dias Porto (Extensão Professor Luiz Carlos Mantoan), sob a orientação do professor Leonardo Alves, escreveram e publicaram livros literários cujas personagens interagem em Foz do Iguaçu (PR). O lançamento dos livros ocorreu na terça-feira (14/11), durante uma noite de autógrafos durante evento realizado na Câmara Municipal, que contou com a presença do diretor Admilson Santana, além da coordenadora Adriana Aquino, professores e familiares.

Nesse projeto, a turma do 5⁰ ano ficou responsável pela parte criativa, utilizando toda sua imaginação para elaborar livro literário, com auxílio do professor orientador. Já a turma do 4⁰ ano assumiu a missão de realizar uma pesquisa sobre a cidade paranaense, coletando informações sobre sua história, população, pontos turísticos, educação e meio ambiente.

O projeto de produção textual aconteceu durante o mês de agosto e começou com o desafio de criar personagens que vivessem ou que fossem turistas em Foz do Iguaçu. A delimitação do tema aconteceu devido à viagem de encerramento de ano letivo que foi programada para a turma do 5º ano, marcada para esta sexta-feira (17/11), com retorno no domingo (19/11). Para irem até a cidade turística no Paraná, a escola conta com apoio da Prefeitura de Naviraí, através da GEMED – Gerência de Educação e Cultura, que disponibilizou um ônibus.

Dessa forma, os alunos estão realizando duas coisas memoráveis: uma viagem para um lugar encantador e a publicação de um livro, mesmo com tão pouca idade. Desse modo, foram iniciadas as moldagens dos personagens das narrativas em forma de contos, nas aulas de Língua Portuguesa e em seguida o trabalho nos enredos.

Para a publicação dos livros, o projeto contou com a empresa/plataforma “Estante Mágica”, que é uma startup de educação que transforma histórias de crianças do Brasil e do exterior em livros, que são comercializados na loja virtual da empresa, além de disponibilizar a versão digital dos livros que podem ser consultados a qualquer momento.

Os alunos escritores que tiveram os livros publicados foram: Ana Beatriz Alves dos Santos Patron, Diogo Thalles Batista de Novais, Beatriz Romero da Silva, Nicole Amaro Borges Silva, Isabella Casusa de Souza Terengue, Tarsila Rodrigues Pinheiro, Heloísa Silvério Rorato, Maria Vitória Souza Coelho, Yuri Eduardo Faria de Oliveira e Giovanni Josephi Crestani.

O projeto não apenas estimulou o interesse pela literatura e escrita, mas também fortaleceu o trabalho em equipe e a pesquisa. No final do evento os alunos receberam certificado de Estrela Literária.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 17 de maio de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete