19.9 C
Amambai
sábado, 15 de junho de 2024

Pode lavar tênis na máquina? Veja dicas de como limpar o calçado sem danificá-lo

2023-11-16 12:04:26

Pode lavar tênis na máquina? Veja dicas de como limpar o calçado sem danificá-lo

Limpar tênis na máquina de lavar roupas é uma prática que divide opiniões. Enquanto os defensores da praticidade alegam que sim, é possível utilizar a lavadora para higienizar os calçados, outros não recomendam a prática temendo danos ao produto.

O g1 testou a lavagem e conversou com especialistas que apontaram os prós e contras desta alternativa muito utilizada em casa, mas pouco aplicada em lavanderias.

Pontos positivos da máquina de lavar

As restrições neste tipo de lavagem não são para todos os tipos de tênis. Os modelos feitos de algodão e espuma, utilizados para praticar esportes, por exemplo, podem ser lavados na máquina sem causar danos aos tecidos.

"[A maioria] Dos tênis que tem em sua composição fibras ou tecido pode ir para a lavagem automática sem problemas", defende Silvia Barros, analista de atendimento da Lavemcasa.

  • Para uma higienização completa, Silvia aconselha a retirada dos cadarços e das palmilhas dos tênis antes de começar o processo
  • O próximo passo é retirar o excesso de sujeira, tanto dos tênis, incluindo as solas, quanto das palmilhas e cadarços, com uma escova de roupas de cerdas firmes, água e sabão de sua escolha
  • Coloque os tênis em um saco protetor. Porém, caso não tenha em casa, vale usar uma fronha de travesseiro antiga amarrada com um nó
  • Palmilhas e cadarços podem ficar juntos nessa etapa
  • Ajuste o ciclo de lavagem na máquina para nível baixo e use sempre água fria. O calor da água pode deformar os tênis.

Recomendações

  • O ideal para uma lavagem de tênis de sucesso na lavadora é colocar, no máximo, dois pares de tênis de adultos ou três pares de tênis de crianças por vez
  • Se não houver outros pares, pode lavar junto com peças de tecido firmes, como jeans, e que tenham cores similares às dos calçados. Roupas delicadas neste processo estão proibidas.

Pontos negativos da máquina de lavar

De cinco lavanderias consultadas pelo g1, quatro não aconselharam lavar os calçados na máquina. Atualmente, a maioria dos estabelecimentos faz a limpeza de tênis à mão para garantir um resultado satisfatório para o cliente.

"Não é recomendado usar a máquina, pois existe muito risco de danificar o calçado", afirma Eduardo Kraus, da Facile Lavanderia.

Neste caso, estão proibidos de ir para a máquina os tênis que tenham:

  • Camurça
  • couro
  • algodão tipo lona
  • pedrarias
  • corda
  • palha

De acordo com a Lavemcasa, para tênis de couro ou algodão tipo lona, como é o caso do popular All Star, é recomendável a limpeza apenas com um pano úmido, pois uma vez colocado na máquina de lavar, o tecido perde a forma e deixa os tênis desconfortáveis.

Já os demais tênis podem ser esfregados com o auxílio da escova molhada no sabão líquido ou em pó, de sua preferência, ou até mesmo bicarbonato de sódio.

Após a lavagem da superfície que estiver suja, deixe de molho por cerca de 15 minutos e coloque para secar na sombra.

Secagem

Não se deve colocar os tênis para secar sob os raios de sol, pois podem deformar devido ao forte calor, ou ficar manchados, dependendo da tonalidade dos tecidos.

Jamais utilizar secadora, uma vez que as altas temperaturas do aparelho também podem danificar os tênis.

As fabricantes de tênis, no entanto, não quiseram comentar sobre o tema para complemento da matéria.

Teste de lavagem na máquina

Para o experimento na lavadora, foram utilizados dois modelos de tênis: um de algodão e espuma na cor preta e outro de couro leve na cor branca.

"Tênis
Tênis branco passando por uma pré-lavagem antes de ir para a máquina — Foto: Marília Barbosa/g1

O de couro passou por uma pré-lavagem no tanque, com água fria e sabão em pó. Estava com muita sujeira aparente e, por ser de um material mais delicado, foi necessário utilizar a escova para tirar o excesso de resíduos das solas e das laterais.

Paralelamente, foram lavados também os cadarços e as palmilhas. Após 15 minutos de molho, o tênis branco foi colocado em um saco próprio para lavagem de calçados dentro da máquina, junto com as palmilhas pré-higienizadas e os cadarços.

"Tênis
Tênis branco foi colocado em um saco próprio para lavagem, enquanto o tênis preto foi colocado em uma fronha com um nó na ponta — Foto: Marília Barbosa/g1
"Antes
Antes e depois da lavagem do tênis branco na máquina — Foto: Marília Barbosa/g1

Já o tênis preto, por ser um modelo sem cadarço e estar com poucos resíduos, passou por um enxágue leve e foi direto para a máquina com as palmilhas. Diferentemente do tênis branco, este foi revestido com uma fronha e um nó na ponta antes de ser colocado na lavadora.

"Antes
Antes e depois da lavagem dos tênis preto na máquina — Foto: Marília Barbosa/g1

Cerca de 30 minutos após a lavadora completar o ciclo de limpeza com sabão em pó, os tênis, as palmilhas e os cadarços foram retirados dos sacos e colocados em uma janela para secar sem a interferência do sol.

Conclusão:

O tênis branco ficou praticamente limpo somente com a lavagem no tanque à mão, antes mesmo de ser colocado na lavadora. Porém, após passagem pela máquina notou-se uma melhora na limpeza, que deixou os calçados ainda mais claros.

Apesar de este tipo de lavagem não ser recomendado pelos especialistas, o tênis de couro leve aguentou bem a lavagem dentro da máquina. Nota-se que o material não foi danificado e não sofreu deformidades. As imperfeições que aparecem nas imagens são marcas de uso e já existiam antes do teste.

As palmilhas do tênis branco não ficaram completamente limpas. Na pré-lavagem, é recomendado utilizar um pouco de água sanitária (nunca use esse produto para fazer misturinhas) ou bicarbonato de sódio em casos de produtos já tenham marcas de uso.

O tênis preto ficou com aparência de novo após ser lavado na máquina. A parte de baixo do calçado, embora seja da cor branca, não passou pela pré-lavagem com a escova e mesmo assim ficou completamente limpa.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 14 de junho de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete