19.9 C
Amambai
sábado, 15 de junho de 2024

Conheça os benefícios do consumo de azeite de oliva

2023-11-16 15:04:43

Conheça os benefícios do consumo de azeite de oliva

O consumo diário de azeite de oliva tem sido reconhecido por seus consideráveis ??benefícios à saúde, destacando-se por suas propriedades ricas em polifenóis, que conferem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Esses elementos são capazes de combater os radicais livres, responsáveis ??pelo envelhecimento celular, contribuindo assim para a prevenção de várias doenças.

Apesar dos benefícios, o Conselho Oleícola Internacional (COI) revela que o Brasil ainda está consideravelmente abaixo dos líderes de consumo desse produto. Enquanto o consumo anual per capita no Brasil é de 0,4 kg de azeite, países como Grécia, Espanha e Itália lideram com 11,5 kg, 10,6 kg e 7,5 kg por pessoa, respectivamente, destacando-se como os maiores consumidores mundiais de azeite.

A nutricionista Mariana Machado, especialista em nutrição clínica funcional, hipertrofia e saúde da mulher e fertilidade, é uma referência nas redes sociais, compartilhando conteúdos relevantes para incorporar na rotina dos seguidores. Ela enfatiza a importância de escolher azeites que atendam às classificações recomendadas para garantir o aproveitamento máximo de seus benefícios.

Sobre os benefícios do azeite para a saúde, a especialista garante que eles se estendem a todas as faixas etárias. “O azeite pode e deve ser incluído como complemento nas refeições, como também no preparo dos alimentos, refogados e grelhados.” A nutricionista lista algumas das principais vantagens da inclusão desse produto na dieta familiar:

Otimiza a saúde cardiovascular: O azeite contribui com bons níveis de colesterol, baixando principalmente os níveis de LDL. “Rico em ácidos graxos monoinsaturados (ômega 9), o consumo do azeite contribui para a redução do colesterol ruim (LDL) e melhora dos níveis de colesterol bom (HDL)”;
 
Protege o cérebro: benefícios derivados de sua ação antioxidante;
 
Melhora a resposta glicêmica: Seu consumo ajuda a prevenir diabetes;
 
Auxilia no emagrecimento: Seu consumo aumenta a saciedade e otimiza a digestão dos alimentos, auxiliando a quem deseja perder peso;
 
Excelente para bebês e crianças: O azeite de oliva extra virgem possui uma gordura que se assemelha com o leite materno, pela composição com ácido oleico e linoleico, e é fonte de vitamina A, D, E, K. “Dentre tantos outros benefícios, também podemos destacar a contribuição do azeite no desenvolvimento dos pequenos, fortalecimento dos ossos e formação do sistema nervoso”, ressalta a especialista.

De acordo com a nutricionista, para escolher um bom azeite, é preciso ler os rótulos e se atentar aos seguintes fatores:
 
– Ingredientes de fabricação: Na lista de ingredientes, deve haver somente azeitonas. “Evite os que têm adição de soja, girassol, etc.”;
 
– Data de fabricação, e não de validade: “Diferentemente dos vinhos, quanto mais recente for a produção do azeite de oliva, melhor! O ideal é adquirir um azeite com no máximo 12 meses da sua data de fabricação, pois quanto mais velho, menores são os níveis de antioxidantes”, destaca Mariana;
 
– Acidez e nível de peróxidos: De acordo com a legislação da União Europeia, o azeite de oliva extra virgem tem que apresentar uma acidez livre, expressa em ácido oleico, de até 0,8g. “Quanto menor a acidez, melhor o azeite. Os números recomendados de acidez são de igual ou menor que 0,5%, e peróxidos menor ou igual a 20mEq/kg”, ressalta a especialista;
 
– Garrafa de vidro escuro: A luz prejudica as qualidades do azeite, portanto o armazenamento não deve ser em plástico, nem em metal. “Uma boa dica é sempre escolher o azeite que está no fundo da prateleira, longe da luz.”
 
Entre as opções disponíveis no Brasil, com valores acessíveis, Mariana Machado destaca a alta qualidade dos azeites da marca Filippo Berio. Segundo o especialista, desde a seleção das azeitonas até ao envasamento, com acidez de até 0,5g e composição 100% pura, os produtos da marca possuem todas as características essenciais de um azeite de excelência.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 14 de junho de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete