14.8 C
Amambai
quarta-feira, 24 de julho de 2024

Aldeias de Amambai e Paranhos são contempladas com importantes obras em prol da população indígena

2023-11-16 17:02:06

Aldeias de Amambai e Paranhos são contempladas com importantes obras em prol da população indígena

Redação

Delfino Borvão, representante da FUNAI em Ponta Porã, e Anilson Prego (PSDB), vereador em Amambai, reuniram-se com o senador Nelsinho Trad (PSD) para discutir a construção de um barracão na Aldeia Limão Verde, localizada em Amambai, visando beneficiar a Associação AMA. Com uma emenda parlamentar de R$ 150 mil, o espaço atenderá demandas práticas da população indígena, fortalecendo a infraestrutura e a integração social da comunidade. 

Paralelamente, a FUNAI de Ponta Porã iniciou um projeto ambiental em parceria com a empresa Euroclima, da França, que participou do edital e venceu a licitação, para execução de obra que visa recuperar uma voçoroca na Terra Indígena Arroio-Korá, em Paranhos, com um investimento estimado em R$ 87 mil.

Esse projeto, que conta com a participação da chefe substituta da Divisão Técnica de Trabalho (DIT), Carla Cecília Mendonça, do chefe de Serviço e Gestão Ambiental e Territorial (SEGAT), Delfino Borvão, do chefe de Coordenação Técnica Local (CTL) de Paranhos, Renato Melo da Cunha, e da liderança da Terra Indígena Arroio-Korá, cacique Dionísio Gonsalves, tem o apoio do coordenador geral da FUNAI, Tonico Benites. A programação abrange a realização de cursos e ações para a recuperação das margens, agendados para o dia 11 de dezembro de 2023, com a presença de uma comitiva técnica.

Além da Terra Indígena Arroio-Korá, em Paranhos, a Terra Indígena Perigara, localizada em Cuiabá (MT), foi contemplada com um projeto semelhante. Iniciativas como esta destacam a importância da parceria entre órgãos governamentais, representantes locais e organizações internacionais para promover o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental em áreas indígenas.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de julho de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete