26.1 C
Amambai
domingo, 25 de fevereiro de 2024

Pesquisa aponta variedades de milho mais resistentes a fumonisinas

2023-11-15 19:03:49

Pesquisa aponta variedades de milho mais resistentes a fumonisinas

O Programa de Melhoramento da Embrapa Milho e Sorgo, sediado em Minas Gerais, alcançou um marco significativo ao selecionar híbridos de milho tropical com menor presença de fumonisinas nos grãos, micotoxinas prejudiciais à saúde humana e animal. Esta iniciativa tem como foco atender à demanda por alimentos mais saudáveis.

Os resultados da pesquisa da Embrapa, realizada em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), revelaram que o material genético elite de milho da Embrapa possui potencial para o desenvolvimento de cultivares que não apresentam apenas baixa incidência de fumonisinas, mas também apresentam alta produtividade de grãos.

Entre os 20 híbridos superiores selecionados, supervisionados-se um ganho genético notável: uma redução de 20,8% nos teores de fumonisinas nos grãos e um aumento de 35,3% na produtividade de grãos.

Os pesquisadores destacaram a importância de não avançar em doenças como a fusariose, causada pelo fungo Fusarium verticillioides Nirenberg, produtor de micotoxinas associadas a problemas de saúde, inclusive o câncer. Neste contexto, estratégias como a seleção de genótipos resistentes a patógenos e à produção de fumonisinas surgem como ações eficazes e sustentáveis ??no combate à fusariose.

Utilizando uma seleção genômica, o estudo comparou diferentes modelos de predição para genótipos tropicais, identificando híbridos superiores que combinavam alta produtividade de grãos e menor presença de fumonisinas, com base em valores genéticos genômicos (GEBV – Genomic Estimated Breeding Value).

No âmbito do Programa de Melhoramento da Embrapa Milho e Sorgo, a busca por híbridos produtivos e resistentes aos fungos produtores de micotoxinas é prioridade, especialmente no que diz respeito à redução dos teores de fumonisinas.

A pesquisa incluiu a avaliação de 392 híbridos experimentais ao longo de três safras (2014/2015, 2015/2016 e 2016/2017), oriundos de 375 linhagens selecionadas, em cruzamentos com linhagens elites. O objetivo era avaliar os níveis de fumonisina (FUM) e a produtividade de grãos (PG) em toneladas por hectare, provenientes da geração de híbridos mais acústicos e produtivos.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de fevereiro de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Sérgio Luiz Nogueira Neves, o popular Serginho

Comunicamos com pesar o falecimento na quarta-feira, dia 21...

Agesul faz reparos em ponte de madeira entre Amambai e Aral Moreira

Vilson Nascimento A 11ª Residência Regional da Agesul (Agência Estadual...

Casa do Trabalhador disponibiliza 29 oportunidades de emprego nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento  A Casa do Trabalhador, órgão ligado a Fundação do Trabalho (Funtrab) do Governo...

3ª Companhia Independente de Polícia Militar de Amambai completa 21 anos

Na tarde desta terça-feira, 20 de fevereiro, a 3ª...

Vereadora Lígia Borges pede substituição de parquinhos infantis em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de indicação apresentada durante a sessão...

Enquete