23.4 C
Amambai
terça-feira, 16 de abril de 2024

Secretaria de Turismo: Um ano de avanços rumo ao turismo sustentável e prosperidade econômica em Amambai

2023-11-03 16:10:04

Secretaria de Turismo: Um ano de avanços rumo ao turismo sustentável e prosperidade econômica em Amambai

Há pouco mais de um ano, em 30 de junho de 2022, a secretaria municipal de Turismo de (SETUR) foi criada em Amambai, marcando um passo importante na promoção do turismo local e no fortalecimento da economia da região. De acordo com o secretário municipal de Turismo, Max Berté, desde então, a secretaria tem trabalhado incansavelmente para impulsionar o potencial turístico de Amambai, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a prosperidade da comunidade.

A Secretaria de Turismo de Amambai conta com uma equipe dedicada, composta pelo secretário municipal, uma turismóloga, uma assistente administrativa e três assistentes operacionais. Essa equipe qualificada tem desempenhado um papel fundamental na criação e implementação de projetos turísticos na cidade.
A importância do turismo

O turismo desempenha um papel vital na economia de qualquer município, e Amambai não é exceção. O turismo engloba uma ampla gama de atividades, desde o turismo de consumo até o turismo ecológico, e todas essas atividades têm o poder de impulsionar o consumo, a produção de bens e serviços e a geração de empregos. Para Amambai, um município abençoado com uma rica herança cultural e recursos naturais, o turismo é uma oportunidade de ouro para o crescimento econômico sustentável.

“Turismo é o conjunto de atividades que envolvem o deslocamento de pessoas de um lugar para outro, seja ele doméstico ou internacional, sem a intenção de desenvolver atividade remunerada. O turismo está ligado a diversos segmentos, entre eles, o turismo de consumo, onde são organizadas excursões com o objetivo principal de fazer compras, o turismo religioso, realizado para encontros em regiões com tradição religiosa, o turismo cultural, o turismo rural, o turismo ecológico, turismo de negócios e eventos etc. A atividade turística tem grande importância na economia de um município/destino, pois a chegada de turistas contribui para o aumento do consumo, da produção de bens e serviços e principalmente para a geração de empregos.”, explica a turismóloga da Setur, Daniele Juchneski.

Inclusão de Amambai no Mapa Nacional do Turismo

Amambai está agora oficialmente no “Mapa Nacional do Turismo”, uma ferramenta que reúne municípios com potencial turístico. Isso significa que o município está na mira do Ministério do Turismo, o que pode resultar em políticas públicas mais favoráveis, investimentos em infraestrutura turística e programas de qualificação profissional.

Potenciais Turísticos de Amambai

Amambai possui uma variedade de atrações turísticas. A cidade é especialmente adequada para o turismo de negócios e eventos, graças ao próspero setor de agronegócios. Além disso, Amambai abriga tesouros culturais, como a Associação Cultural Amambaiensse, o Morro do Cristo e propriedades que têm o potencial de oferecer experiências únicas, como a produção artesanal de erva-mate.

Associação Cultural Amambaiense

A Associação Cultural Amambaiense, liderada pelo Sr. Jamil e localizada nos arredores do centro urbano da cidade, desempenha um papel importante na preservação da cultura local. Desde 2007, eles oferecem cursos de música, incluindo piano, harpa e música, e promovem a cultura paraguaia e a produção de erva-mate. Além disso, o projeto de criação de um “circuito” para mostrar aos visitantes o processo de produção da erva-mate é uma iniciativa valiosa que incluirá a construção de um barbaqua para proporcionar uma experiência única aos turistas.

Morro do Cristo

O Morro do Cristo, construído em uma das partes mais altas da cidade, oferece uma vista deslumbrante do pôr do sol, tornando-se um local potencial para a realização de atividades culturais e turísticas.

Erva-Mate 18 anos

A propriedade do Sr. Wilson e a produção artesanal da “Erva-Mate 18 anos” têm potencial para se tornar uma atração turística única. Com algumas adaptações, a propriedade pode receber visitantes e mostrar a história e o processo de produção da erva-mate. A criação de um roteiro que inclui uma visita ao erval da chácara, transporte e a demonstração do processo de produção da erva-mate pode ser organizada, culminando com a apresentação do produto pronto para venda.

Recanto dos Caytes

Um atrativo turístico já estabelecido em Amambai é o Recanto dos Caytes, localizado na Rodovia MS 156, próximo ao centro da cidade. Com 28 anos de atuação, o local oferece uma variedade de atrações, incluindo área de camping, quiosques com churrasqueiras, piscinas e um lago para pesca. Os turistas também podem desfrutar de um rio para banhos.

Capacidade Hoteleira

Atualmente, Amambai tem uma capacidade hoteleira que pode acomodar até 295 hóspedes por dia, demonstrando a infraestrutura já existente para receber visitantes.

Realizações da Secretaria de Turismo desde a criação
A Secretaria de Turismo tem se empenhado em estabelecer conexões e buscar oportunidades para o crescimento do turismo em Amambai. Algumas das realizações desde sua criação incluem:

Em 2022
• Participação em um seminário internacional em Bonito-MS.
• Realização de um seminário em parceria com o SEBRAE para apresentar o potencial turístico de Amambai.
• Viagem a Campo Grande-MS para tratar de projetos turísticos e captação de recursos.
• Reuniões com entidades do turismo e realização do diagnóstico turístico de Amambai.
• Formação do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).
• Participação em eventos regionais e nacionais relacionados ao turismo.
• Desenvolvimento de atividades em parceria com o SEBRAE, contribuindo para a estruturação da secretaria.

Em 2023
• Inclusão de Amambai no Mapa Nacional do Turismo.
• Entrega do Diagnóstico Turístico de Amambai.
• Oficialização do COMTUR.
• Participação em eventos nacionais, como o II SEMINÁRIO INTERNACIONAL INSPIRA ECOTURISMO, em Bonito-MS.
• Apoio ao setor hoteleiro para cadastramento no CADASTUR.
• Pesquisa de dados sobre o setor hoteleiro.
• Curso de capacitação para camareiras em parceria com o SEBRAE e SENAC.
• Participação ativa na Instância de Governança Caminhos da Natureza Cone-Sul.

Projetos Futuros

A Secretaria de Turismo de Amambai tem um planejamento para as próximas ações, que incluem:
• Capacitação e conscientização do trade turístico.
• Elaboração do Plano Municipal de Turismo.
• Apoio a cursos, capacitações e palestras para empresários do setor turístico.
A Secretaria de Turismo de Amambai desempenha um papel crucial no desenvolvimento sustentável da cidade, promovendo suas atrações culturais, recursos naturais e potencial econômico. O futuro é promissor para a cidade, e a Secretaria de Turismo desempenhará um papel fundamental em sua jornada rumo à prosperidade e crescimento.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 16 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Algodão: Brasil sustenta posição de destaque

No cenário global do mercado de algodão em pluma,...

Enquete