13.4 C
Amambai
domingo, 19 de maio de 2024

Grande Eclipse das Américas acontece hoje: saiba onde e como assistir

2023-10-14 09:20:22

Grande Eclipse das Américas acontece hoje: saiba onde e como assistir

Neste sábado (14), acontece o Grande Eclipse das Américas, um fenômeno que poderá ser visto por todo o país, mas de formas diferentes, dependo do estado em que você estiver.

Por exemplo, nove estados do Norte e do Nordeste verão o eclipse no modo anular, que será o mais completo. Ele acontece quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, cobrindo a maioria do disco solar e deixando apenas um "anel de fogo" brilhante ao redor da borda.

Segundo o Observatório Nacional, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o fenômeno deve começar por volta das 15h, no horário de Brasília.

Em parceria com entidades estrangeiras, a entidade vai transmitir o eclipse pelo YouTube, durante toda a ocorrência, mesmo em outros países, a partir das 11h30.

Além do Brasil, mais nove países poderão observá-lo. São eles: Estados Unidos, México, Belize, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia.

A Nasa, agência espacial americana, afirmou que as primeiras cidades brasileiras que vão conseguir visualizar o evento ficam no Amazonas.

Eclipse: cuidados necessários

Não se deve olhar diretamente para o Sol em hipótese nenhuma, nem mesmo com o uso de películas de raio-X, óculos escuros ou outro material caseiro. A exposição ao Sol, mesmo durante poucos segundos, danifica a retina de modo irreversível.

Existem duas formas de observar o eclipse com segurança: direta ou indiretamente. A observação direta é aquela em que não há uso de projeções e pode ser feita com algum instrumento especialmente adaptado para esse fim. O ideal é que se usem filtros adequados para a observação.

A melhor opção é o filtro de soldador número 14 ou maior (verifique se o modelo tem o certificado de qualidade ISO 12312-2). Mesmo assim, a observação não deve se estender por mais do que alguns segundos.

Observar o Sol com algum instrumento óptico, como binóculo ou telescópio, só é permitido sob orientação de astrônomos experientes e que saberão os filtros corretos a ser usados. Para a observação, não use nenhum instrumento que não tenha sido preparado por profissionais.

Já a observação indireta é aquela feita por meio de uma projeção, sem o auxílio de nenhum instrumento óptico.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 17 de maio de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete