23.7 C
Amambai
sábado, 2 de março de 2024

Amambai pode ter mais de 3 candidatos a prefeito

2023-10-07 20:04:58

Amambai pode ter mais de 3 candidatos a prefeito

Sergio Barbosa, Janete Córdoba e Valter Brito, principais pré-candidatos à Prefeitura de Amambai. Foto: Divulgação

Clesio Ribeiro

Para ser um bom prefeito ou prefeita, existem vários aspectos a serem analisados, além de levar-se em conta a conjuntura política e econômica do momento. No ano que vem, mais de 5.500 municípios vão escolher seus novos administradores, e as articulações pré-eleitorais estão intensas por todo o Brasil.

Em Amambai não é diferente. Os pré-candidatos, alguns com maior musculatura, outros apenas especulando, se movimentam nos bastidores para angariar apoio político e financeiro e tentar cair na graça da opinião pública. Pelo menos de seis a sete nomes têm se manifestado, mas haverá no máximo três ou quatro candidatos no ano que vem, a depender dos entendimentos entre os partidos.

O Jornal A Gazeta entrou em contato com os principais nomes que já se posicionaram, para ouvir como estão as expectativas. O PSDB é o partido que tem o maior imbróglio para resolver, com pelo menos cinco nomes (Lígia Borges, Cida Farias, Roberto Sangue Bom, Valter Brito e Janete Córdoba), dentre os quais se destacam os dois últimos, que tentam sacramentar-se como o candidato oficial do grupo em 2023.

Além desses dois, existem movimentações ainda do MDB juntamente com o PDT, e os nomes que aparecem são do ex-prefeito Sergio Barbosa e do vereador Geverson Vicentin. A ala bolsonarista que lançou candidato na última eleição também vem se movimentando e deve ter um nome na disputa: José Bambil, Teixeira Escobar e Cleir Vieira Filho estão entre os comentados. E ainda um grupo de produtores rurais e empresários está unindo forças em torno do Partido Progressista (PP) para também participar do processo político.

Perfil de um bom candidato

Um ponto crucial na hora de o eleitor escolher seu candidato é ver se ele é de esquerda ou de direita, ou se tem pensamento mais inclinado para um desses lados. O Brasil se dividiu nas últimas eleições presidenciais e esse posicionamento vai ter muito peso na hora de definir o voto.  

Para facilitar a análise dos possíveis nomes postulantes ao cargo, segue anexa  uma lista de boas qualidades às quais o eleitor precisa se atentar na hora de votar. Não dá para escolher o candidato no calor da emoção ou apenas pela amizade; é preciso pensar que serão quatro anos, podendo se estender por mais quatro, comandando o destino da cidade.

Boas qualidades às quais o eleitor precisa se atentar na hora de votar

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 01 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Homem morre em acidente de moto próximo ao córrego Panduí em Amambai

Redação Nesta quarta-feira, dia 28, por volta das 13h50, um...

Durante ato MDB e PP debateram conjuntura política e eleições 2024 em Amambai

Vilson Nascimento Um ato político promovido pelo MDB (Movimento Democrático...

Casa do Trabalhador disponibiliza 41 oportunidades de emprego nesta segunda-feira em Amambai

Vilson Nascimento  A Casa do Trabalhador, órgão ligado a Fundação do Trabalho (Funtrab) do Governo...

Nota de falecimento de Sérgio Luiz Nogueira Neves, o popular Serginho

Comunicamos com pesar o falecimento na quarta-feira, dia 21...

Enquete