34.5 C
Amambai
domingo, 25 de fevereiro de 2024

Sejusp atende Paulo Corrêa e Londres Machado e estende Operação Hórus para aldeias de MS

2023-10-06 14:37:18

Sejusp atende Paulo Corrêa e Londres Machado e estende Operação Hórus para aldeias de MS

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) anunciou nesta quinta-feira (5) a continuidade da Operação Hórus e a extensão da ação para as aldeias da faixa de fronteira de Mato Grosso do Sul. A decisão atende pedido dos deputados Paulo Corrêa (PSDB), 1º secretário da Assembleia Legislativa, e Londres Machado (PP).

Em ofício encaminhado ao titular da pasta, Antônio Carlos Videira, no dia 27 de setembro, os parlamentares solicitaram a destinação de 50% das ações da Operação Hórus para aldeias de Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Caarapó, Coronel Sapucaia e Dourados, “em razão dos recentes conflitos entre indígenas e produtores rurais e o alto risco de confronto”.

Após receber o pedido de Paulo Corrêa e Londres, Videira reuniu-se com o secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, em Brasília, no início desta semana, para reforçar a necessidade de ampliar a operação para restabelecer a sensação de segurança que foi abalada, dando especial atenção às comunidades indígenas mais vulneráveis, que apresentam índices de criminalidade acima da média estadual.

“Ações de Segurança Pública como essa são de fundamental importância para garantir a segurança, a preservação cultural e o bem-estar das comunidades indígenas”, pontuou Paulo Corrêa, que ressaltou o olhar atento do governador Eduardo Riedel e do secretário Videira para as comunidades.

Corrêa lembrou da realização do Programa MS em Ação, também da Sejusp, que promoveu 8,2 mil atendimentos e emitiu, nos dias 25 e 26 de agosto, 2.181 documentos para a população indígena das aldeias Amambai, Limão Verde e Jaguari, em Amambai.

“Fizemos questão de encaminhar uma moção de congratulação ao governador Eduardo Riedel e ao secretário Carlinhos Videira por essa ação que demonstra o respeito e o reconhecimento à cidadania e à dignidade dos povos indígenas, que agora, com os documentos em mãos, vão poder ter acesso aos programas sociais e exercer sua cidadania na plenitude”, destacou.

Prefeito de Amambai, um dos municípios beneficiados com a ampliação da Operação Hórus, Dr. Bandeira agradeceu o empenho de Paulo Corrêa para garantir a segurança nas aldeias e lembra que “essa é uma reivindicação antiga das comunidades indígenas locais, que são mais fragilizadas e necessitam de especial atenção do poder público”, disse.

Operação Hórus – A Hórus é uma operação permanente dos Guardiões da Fronteira, do Ministério de Justiça e Segurança Pública (MJSP), e conta com o apoio das forças de segurança de 12 estados, incluindo todos os fronteiriços, entre eles, Mato Grosso do Sul.

Além das polícias civis e militares de cada unidade federativa, participam da ação conjunta as polícias Federal, Rodoviária Federal, Penal e o Exército Brasileiro.

O foco da Operação Hórus é combater o crime organizado, bem como a entrada e saída de produtos de contrabando, ao longo dos 16,8 mil km de fronteira terrestre no Brasil.

Para isso, mais de 800 profissionais de segurança pública atuam diariamente nos estados do Amazonas, Roraima, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, Paraná, Amapá, Rio Grande do Norte, Acre, Rondônia, Pará e Rio Grande do Sul.

*Com informações da Sejusp

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de fevereiro de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Sérgio Luiz Nogueira Neves, o popular Serginho

Comunicamos com pesar o falecimento na quarta-feira, dia 21...

Agesul faz reparos em ponte de madeira entre Amambai e Aral Moreira

Vilson Nascimento A 11ª Residência Regional da Agesul (Agência Estadual...

Casa do Trabalhador disponibiliza 29 oportunidades de emprego nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento  A Casa do Trabalhador, órgão ligado a Fundação do Trabalho (Funtrab) do Governo...

3ª Companhia Independente de Polícia Militar de Amambai completa 21 anos

Na tarde desta terça-feira, 20 de fevereiro, a 3ª...

Vereadora Lígia Borges pede substituição de parquinhos infantis em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de indicação apresentada durante a sessão...

Enquete