30.6 C
Amambai
sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Sindicato Rural e Senar levam inclusão digital a famílias de assentamentos rurais em Amambai

2022-03-06 16:45:01

Sindicato Rural e Senar levam inclusão digital a famílias de assentamentos rurais em Amambai

Vilson Nascimento

O Sindicado Rural (SRA) e o Senar-MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em Mato Grosso do Sul, estão levando, através de polos do projeto Senar On, inclusão digital a famílias de pequenos produtores moradores nos assentamentos, Magno de Oliveira e Guanabara, em Amambai.

O polo equipado com internet por sistema via satélite, Notebook e TV de 55 polegadas, tem por objeto oferecer aos produtores rurais e familiares acesso gratuito aos diversos cursos EAD oferecidos pelo Senar-MS por meio do Sistema Famasul e também facilitar a vida do agricultor familiar no sentido da realização de serviços online como acessos a sistemas bancários, e-mails e demais atividades que possam ser realizadas de forma online, como acesso e preenchimento de documentos, por exemplo.

“Os polos do Senar On nas comunidades rurais tem como foco principal garantir acesso a cursos e capacitações voltadas a área educacional, mas também acaba promovendo a inclusão digital, possibilitando aos produtores, com supervisão dos monitores voluntários locais, terem acesso a serviços como parte documental, por exemplo, que sem o Senar On, muitas vezes teriam que se deslocar até a cidade para ter acesso”, informou o coordenador do projeto Senar On, em Mato Grosso do Sul, Wellington Matsumoro.

De acordo com Wellington Matsumoro, que acompanhado pelo assessor técnico do Senar-MS, Rodrigo Scalabrini o, realizou pessoalmente a entrega  e instalação dos equipamentos, bem como transmitiu aos monitores dos dois polos as instruções sobre o funcionamento do sistema, a meta do Senar-MS é levar o Senar On aos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

As monitoras, Gabrielly (e) e Jussi recebendo instruções sobre o projeto no momento da instalação dos equipamentos do Senar On no Assentamento Guanabara. 

Atualmente, segundo Wellington, cerca de 50 municípios do Estado já estão com o sistema de internet instalado e em pelo menos 40 deles os polos com os demais equipamentos já estão operacionais, ou seja, prontos para serem utilizados pelas comunidades rurais.

Na região Cone Sul do Estado já contam com o sistema Senar On, além de Amambai, os municípios de Aral Moreira, Paranhos, Jutí, Mundo Novo, Eldorado e o distrito de Jacareí, em Japorã.

Em Amambai o polo do Senar On no Assentamento Magno de Oliveira, distante cerca de 55 quilômetros da cidade, foi instalado na sede da Associação dos Produtores Rurais e tem como monitora a Débora Bento de Oliveira Martins, integrante da Associação de Produtores local .

Já no Assentamento Guanabara, que fica a cerca de 80 quilômetros da sede do município, o polo do Senar On foi instalado provisoriamente em uma sala cedida pela Prefeitura de Amambai na região do Posto de Saúde e tem como monitoras a agente comunitária de saúde. Jussi Flores Escobar e a estudante Gabrielly Escobar.

Segundo Rodrigo Scalabrini, os equipamentos eletrônicos do Senar On são cedidos em forma de comodato às comunidades rurais e permanecem sob a responsabilidade dos sindicatos rurais.

A instalação dos equipamentos nos assentamentos, Magno de Oliveira e Guanabara, que aconteceram na quarta-feira, 23 de fevereiro foi acompanhado pelo servidor do Sindicato Rural de Amambai (SRA), Olguimar Andrade.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de agosto de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete