22.7 C
Amambai
terça-feira, 12 de agosto de 2025

Caarapó forma 220 alunos da 2ª turma do Proerd 2016

2016-12-01 21:01:00

A prefeitura de Caarapó, através da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, em parceria com a Policia Militar do Mato Grosso do Sul, realizou na manhã desta quarta-feira (30), a solenidade de formatura da 2ª turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência de 2016 (Proerd), composta por 220 formandos. O evento aconteceu no salão da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), com a presença de diversas autoridades municipais, pais, padrinhos e os formandos. 

Prestigiaram a cerimônia as seguintes autoridades:  A vice-prefeita  Marinalva de Souza Farias da Costa (DEM), que no ato representou o prefeito municipal Mário Valério (PR), o diretor da Câmara de Vereadores, Junior Kem, que na ocasião representou o presidente da Câmara,  Luiz de Almeida Miranda (DEM), o Macarrão, a secretária de Educação e Esportes, Ieda Maria Marran, a promotora de Justiça da 1ª Vara da Comarca de Caarapó, Drª Fernanda Dias, o sub comandante do  3º Batalhão de Polícia Militar de Dourados, o capitão Teodoro Caramalac Neto, que no ato representou o  comandante do 3º BPM, o tenente Coronel PM Carlos Silva, o comandante do 2º Pelotão da Policia Militar de Caarapó, Tenente Alan Régis de Souza Marques, o comandante do 9º Subgrupamento de Bombeiros,  major Humberto José Sepa de Matos Filho, a coordenadora da Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação, Iracilda Moreira Lomba, o instrutor do Proerd, o soldado Alessandro Wagner Martins, além de integrantes do Conselho Tutelar, diretores escolares, e outras autoridades. 

Os formandos deste ano são alunos da Escola Municipal Cândido Lemes dos Santos, Escola Municipal Moacir Franco de Carvalho e Escola Municipal Rui Barbosa. Ao todo foram 9 turmas, sendo sete do 5º ano do Ensino Fundamental e duas do 7º ano do Ensino Fundamental. 

Além da fala das autoridades a formatura contou com a entrada dos formandos, execução do Hino Nacional e à Caarapó, apresentação do instrutor do Proerd,  juramento dos formandos, entrega dos certificados aos alunos, entrega dos certificados aos amigos Proerd, leitura da melhor redação, entrega de uma bicicleta para o primeiro colocado de cada turma, através da redação, apresentação cultural com a  cantora Louise Adrieli Chinaider Ferraz, que interpretou duas músicas e logo após o encerramento com o policial Alessandro Martins e os leões do Proerd interpretando a canção do Proerd juntamente com os formandos. 

Conforme a secretária de Educação e Esportes, Ieda Maria Marran, o Prerd já se encontra há um bom tempo integrado no município e que com certeza muitos daqueles que conseguiram colocar em prática o aprendizado, hoje são pessoas de bens em Caarapó ou em outros locais onde estão residindo. “Enquanto órgão público temos procurado fazer a nossa parte de promover parcerias e promover programas que levem a mensagem para que não haja o envolvimento das nossas crianças com o mundo da droga, sejam elas lícitas ou ilícitas. Só nos resta agradecer aos pais e também aos nossos parceiros como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Poder Judiciário que diretamente ou indiretamente tem colaborado para o sucesso do Proerd. Outro apoio também primordial é o apoio dos familiares. Portanto você pai e mãe não se esqueça de cuidar de seus filhos, de monitorar os mesmos, pois a preocupação e o cuidado, nada mais são do que demonstração de amor”, enfatizou.  

Em sua fala a vice-prefeita Marinalva de Souza Farias da Costa, que no ato representou o prefeito Mário Valério que se encontrava em viagem à Campo Grande, disse que era um prazer poder participar mais uma vez de uma formatura do Proerd no município. “Esse programa já comprovou que é extremamente importante e por isso a administração municipal não tem medido esforços para junto com os demais parceiros dar continuidade a esse trabalho”, observou

“O meu desejo é que cada um de vocês sejam multiplicadores aonde quer que estejam e que sejam fortes e resistentes. Pois durante as aulas do Prerd vocês aprenderam que a droga é violenta e que ela tem a cada dia destruído vidas e mais vidas. E uma das portas de entrada é nessa fase da vida de vocês, ou seja, jovens e adolescentes. Portanto coloquem em prática o que aprenderam durante esse período. Fazendo isso estarão fazendo o bem não somente para vocês, mas para a família e também para a sociedade”, afirmou a vice-prefeita.  

Amigos Proerd

Este ano o programa contou com a colaboração dos seguintes colaboradores que foram denominados “Amigos Proerd”: Agro Industrial Cooperativa (Coamo);  Distribuidora de Bebidas Garoto; Vereadorda Luciene Cavalhiere; Vereador Edson Montanhere Baratella, o Pontinha, Drª Fernanda Dias – Promotora de justiça da 1ª Vara da Comarca de Caarapó; Maria Inez Terra; Dr Artur Junior Dias; Loja Gazin; Kairós Papelaria; o médico Sergio Boretti dos Santos; o pastor Alberto Ribeiro de Oliveira – Presidente do Conselho Comunitário de Segurança; Alberto Fonseca; Gisélia Chinaider e Louise Adrieli Chinaider. 

O PROERD 

Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência é direcionado principalmente para crianças de 9 a 12 anos. Tem a duração de 4 meses, com aulas semanais, tendo o  auxílio  de uma cartilha de exercícios e do professor em sala de aula, sendo um policial habilitado e fardado.  

Após o término das aulas do Proerd, os professores e principalmente a família, deverá dar continuidade ao assunto, bem como apoiar e incentivar os formandos para que tudo que foi ensinado em sala de aula não venha a ser esquecido com o tempo. 

As lições objetivam um desenvolvimento lúdico e divertido do conteúdo, trabalhando com textos que abordam: Técnicas para resistir às pressões dos amigos e da mídia;

A conscientização do que é violência e droga, para então saber evitá-las; Incentivo ao amor próprio, valorização da família entre outros temas.            

Instrutor

O instrutor Alessandro Wagner Martins, nascido em 30 de julho de 1979, na cidade de Caarapó; Filho de Eduardo Martins e Maria Nunes Martins; cursou o ensino fundamental e médio nas escolas Arsênio Roja, Narciso Meneses e Joaquim Vianna; Frequentou os cursos de História pela Faculdade Integrada de Ponta Porã e Enfermagem pela UNIGRAN graduando  em  2010; Em 1998 ingressou nas fileiras do Exército Brasileiro servindo na Seção de Saúde do Esquadrão de Comando e Apoio do 11 Regimento de Cavalaria Mecanizada onde permaneceu por 7 anos, dando baixa em 2005; Em 2007 foi eleito Conselheiro Tutelar de Caarapó com 356 votos, sendo então o 3º candidato mais votado. Em abril de 2010 foi reconduzido ao cargo, ficando desta vez o 2º colocado em votos, porém teve que pedir exoneração, pois em julho 2010, foi convocado a ingressar nas fileiras da Policia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, iniciando então o curso de Soldado PM no Centro de Formação de Praças em Campo Grande. Em maio de 2011, foi promovido a graduação de Soldado PM, sendo então lotado no 8º Batalhão de Policia Militar na cidade de Nova Andradina, desempenhando a função de Motorista de Rádio Patrulha. Em agosto de 2013 foi transferido para o 3º Batalhão de Policia Militar em Dourados, sendo então designado para o 2º Pelotão PM em Caarapó onde desempenhou também funções em Radio Patrulha. Em novembro de 2015, fez curso de Instrutor Proerd na cidade de Campo Grande, com excelente aproveitamento. Em abril de 2016, foi designado pelo Comandante do 3º Batalhão de Policia Militar para reiniciar o Programa Educacional de Resistencia as Drogas e à Violência (Proerd) sendo esta então a segunda turma formada pelo policial Martins.

(Com informações de Edna Sanada de Araújo)

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 12 de agosto de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete