15.3 C
Amambai
domingo, 13 de julho de 2025

V Conferencia da saúde foi marcada por uma boa participação popular em Paranhos

2015-07-29 16:39:00

Jaime Mel
Com o Tema Central: “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”, com o eixo temático: “Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade”, a V Conferência Municipal de Saúde de Paranhos foi aberta ao público, contando com aproximadamente 150 participantes no dia 24 (sexta-feira), cujo evento que foi promovido pelo CMS (conselho Municipal de Saúde) em parceria com a Secretaria Municipal e que ocorreu no CCI (Centro de Convivência do Idoso). Por volta das 08:30 aconteceu à abertura da mesma, onde deixaram as suas mensagens o prefeito Municipal Júlio Cesar de Souza(PDT), a Secretaria de saúde Aline Regina, a presidente do CMS Aline Eick, além da participação de dois conselheiros estaduais de saúde.

Os trabalhos iniciaram coma apresentação de uma palestra e logo após foi realizada aprovação de propostas para melhorias da Saúde no município. No período vespertino os participantes inscritos foram divididos em grupos para aprofundar os temas e elaborar propostas a serem discutidas na plenária final. Foi realizada também a eleição de quatro delegados para participarem da VIII Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, sendo eles: Sr Silvio, representando a saúde indígena, Senhorita Aline Regina de Oliveira Lima, representando os Trabalhadores da Saúde, Srta Dulce Mariachy representando o funcionalismo publico municipal e o Sr Adélio Bartman, representando os usuários do Sistema Único de Saúde, todos como titulares, também foram eleitos 04 membros suplentes. Para a secretária de saúde, o encontro serviu para a discussão de novas propostas para o aperfeiçoamento do acesso à saúde pelos cidadãos. “Na conferencia estavam praticamente todas as pessoas que trabalham diariamente com a saúde em nossa cidade.

Tivemos boa participação do público e isso nos motiva muito para continuar com a nossa missão de disponibilizar o bom atendimento à saúde para os Paranhenses”, destacou a secretaria. A presidente do Conselho Municipal de Saúde de Paranhos, Aline Eich Enciso, lembra da importância da participação popular no processo. “As conferências são espaços fundamentais para o controle social, são espaços de cidadania e de democracia”, afirma. Ela lembra que as políticas públicas que são resultados das conferências devem contemplar as reivindicações da comunidade. “Queremos que os cidadãos participem efetivamente, o que vai resultar na melhoria na qualidade de vida da população”, afirmou a presidente.

Estabelecidas em 1988 pela Lei Federal 8.142, as Conferências de Saúde funcionam como fóruns de deliberação e discussão de diretrizes para a saúde pública para os quatro anos seguintes. O conjunto de instruções é proposto pelos participantes dos encontros, promovendo ampla participação popular. Esses encontros estimulam a participação social e o protagonismo do cidadão na formulação de instruções que guiarão a execução de políticas públicas, conforme os anseios dos usuários.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 11 de julho de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete