25.4 C
Amambai
quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Prefeitos do Conisul conhecem o Programa Cultivando Água Boa e instalações da Itaipu Binacional

2015-06-11 09:02:00

Na segunda-feira (08), durante visita técnica à ações desenvolvidas pela Itaipú Binacional, prefeitos do Conisul (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Região do Cone Sul de Mato Grosso do Sul) conheceram o Programa Cultivando Água Boa, na Cidade de Santa Helena, no Paraná.

O grupo, acompanhado pelo vice-prefeito de Santa Helena, Margon Strassburger, foi recepcionado por uma apresentação do Programa Cultivando Água Boa, além de realizar visita à micro-bacia barrocas, ao programa Coleta Solidária, a Coofamel e ao CAP (Centro Avançado de Pesquisas). Todos os programas e ações visitados recebem o apoio técnico e/ou financeiro da Itaipú Binacional, cujo reservatório abrange 15 municípios do oeste paranaense e um do Mato Grosso do Sul.

Ainda na noite de segunda-feira (08), a comitiva foi recepcionada pelo vice-prefeito de Itaipulândia Dr. Juares, vereadores do município, coordenador do Comitê Gestor Gelson Lautert, secretário de Agricultura Deoclécio Groth, o diretor de coordenação da Itaipu, Nelton Friedrich e demais integrantes da equipe técnica da binacional.

Nelton Friedrich, diretor de coordenação da Itaipu Binacional, falou da disponibilidade da empresa em contribuir para a implantação de projetos no Mato Grosso do Sul. “A intenção é ampliar cada vez mais as parcerias para a preservação e manutenção de nascentes e mananciais. A Itaipu desenvolve vários programas voltados à região lindeira e o Cultivando Água Boa foi a alavanca para a melhoria ambiental. Queremos dizer aos prefeitos e representantes, que estamos disponíveis com nossa equipe técnica para desenvolver projetos que possam auxiliar as comunidades do Mato Grosso do Sul no que tange à implantação de ideias conservacionistas”, pontuou.

O Prefeito de Amambai e presidente do Conisul, Sergio Barbosa, fala sobre a necessidade que os prefeitos da região encontram de adquirir mais segurança na criação de novos projetos relacionados à preservação do Meio Ambiente. “Precisamos convencer primeiramente a população na mudança de atitude, para proporcionar a preservação do meio ambiente. Viemos conhecer na prática o projeto, conversar com a comunidade local, ver de perto a realidade do proprietário rural. O que o Programa Cultivando Água Boa faz de diferente para uma comunidade”, reforça Sergio.

Na terça-feira (09), a comitiva seguiu em visitas técnicas durante toda a terça-feira (09), quando esteve nas cidades de São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e em Foz do Iguaçu, culminando com uma visita técnica na Usina Hidrelétrica da Itaipu Binacional.

Além de vista panorâmica realizada na base do monumento Nossa Senhora Aparecida, em São Miguel do Iguaçu, a terça-feira foi de visita à uma propriedade sustentável, com foco na produção orgânica, visita ao projeto de cisternas em Escola Municipal e a principal programação da comitiva, visita técnica às instalações da Usina Hidrelétrica e posteriormente foram recepcionados em um jantar com a presença do Engenheiro Elétrico Jorge Miguel Samek.

As lideranças foram até o Paraná a fim de conhecer as ações desenvolvidas pelo Cultivando Água Boa e solicitar apoio técnico para a replicação do programa na região do Conisul. “Essa visita é uma forma de reconhecimento do trabalho de todos os atores sociais envolvidos, discutindo a questão da sustentabilidade. A região é bem estruturada e tem qualidade de vida. Nosso desafio é cuidar daquilo que temos para nossa geração e gerações futuras, diante disso, temos o interesse em apoiar outras regiões nesse sentido”, avalia superintendente de Meio Ambiente da Itaipu Binacional, Jair Kotz.

“A intensão é de que tragamos para casa um pedacinho da Itaipu. Viemos buscar apoio, pois os projetos existem e precisamos ser encaminhados, orientados e receber o auxilio técnico de qualidade da qual a Itaipu dispõe”, explica o presidente Sérgio Barbosa.

Samek, presidente da Binacional, garante: “temos a intenção de avançar, proporcionar o desenvolvimento em outras localidades e isso significa seguir pelo Mato Grosso do Sul, estamos procurando formas de fazer isso andar. Estamos cada vez mais perto dessa realidade e para isso é necessário que unamos nossas forças”, ponderou Jorge Miguel, revelando a principal motivação para apoiar o desenvolvimento sustentável. “A Itaipu tem rendido estes resultados porque nós não ficamos apenas no ‘quadrado’ de produzir energia, mas nos preocupamos principalmente com o desenvolvimento social e recuperação ambiental na região”, finalizou.

Além do prefeito de Amambai e presidente do Conisul, Sérgio Barbosa, fizeram parte da visita técnica o prefeito de Mundo Novo, Humberto Amaducci, a prefeita de Eldorado, Marta Araújo, a prefeita de Coronel Sapucaia, Nilcéia Alves de Souza, acompanhada pela presidente da Câmara Municipal, vereadora Cláudia Maciel e pelo vereador José Segundo Rocha, o prefeito de Iguatemi, José Roberto Felippe Arcoverde, o prefeito de Paranhos, Júlio Cesar de Souza e o prefeito de Japorã, Vanderley Bispo.

Os prefeitos de Itaquiraí, Ricardo Fávaro e de Sete Quedas, Casé, enviaram como representantes, membros de suas equipes técnicas na área ambiental.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 14 de agosto de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete