22.7 C
Amambai
terça-feira, 12 de agosto de 2025

Formatura e homenagens marcaram os 126 anos do 17º RC Mec

2014-08-16 20:35:00

Vilson Nascimento

Uma formatura geral marcou, no final da tarde dessa sexta-feira, 15 de agosto, as comemorações alusivas ao 126º aniversário do 17º Regimento de Cavalaria Mecanizada (17º RC Mec), unidade do Exército Brasileiro com sede em Amambai.

Autoridades civis e militares, entre elas representantes dos poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, além de comandantes de organizações militares e do Estado, personalidades de Mato Grosso do Sul, familiares dos militares e membros da sociedade local,  acompanharam formatura, que, por motivo do luto oficial de três dias decretado pela Presidenta Dilma Rousseff pela morte do ex-governador do Pernambuco e candidato a presidente, Eduardo Campos, não contou com os tradicionais dobrados executados pela Fanfarra do Regimento.

A formatura também contou com a presença de militares da reserva que serviram na Organização Militar, entre eles, reservistas que serviram no então 17º RC (Regimento de Cavalaria) em Pirassununga, estado de São Paulo, antes de a Organização Militar ser transferida e estabelecida efetivamente em Amambai, em dezembro de 1.970.

Parte do pronunciamento do comandamte do 17º RC Mec, Coronel Heron:

Imagem Vilson Nascimento/A Gazetanews

Ao fazer uso da palavra, o comandante do 17º RC Mec, Coronel Heron Salomão Cardoso Angelim, fez a leitura da história do “Regimento Solon Ribeiro” desde sua criação pela Princesa Isabel em 1.888  em Ouro Preto, Minas Gerais, até os dias de hoje, em Amambai.

Coronel Heron também ressaltou a importância, tanto para garantir a segurança e a soberania nacional na fronteira, como socioeconômica do Regimento em Amambai e toda a região de fronteira.

Ele também fez a entrega de condecorações, (medalhas) por tempo de serviço, a quinze militares da Unidade Militar.

Durante a solenidade o comandante do 17º RC Mec, Coronel Heron Salomão Cardoso Angelim, também entregou, a comandantes de unidades militares, agentes públicos e personalidades da sociedade amambaiense e sul-matogrossense, que contribuem com as ações do Exército Brasileiro, o título de “Amigo do Regimento”.

A formatura foi encerrada com desfile da tropa e da frota do 17º RC Mec, que vem passando por total modernização, tendo em vista a implantação do Sisfron, um sistema integrado de monitoramento das fronteiras brasileiras, cuja a Organização Militar de Amambai é uma das bases regionais.

Após a solenidade militar, autoridades e convidados participaram de um jantar festivo em alusão aos 126 anos do 17º RC Mec, realizado pelo Regimento no GRESSA (Grêmio dos Subtenentes e Sargentos), na Vila Militar, onde também foi cortado um bolo e cantado os parabéns ao 17º RC Mec.

Entre as diversas autoridades presentes na solenidade militar, além dos agraciados com o título de “Amigo do Regimento”, estiveram o prefeito de Amambai, Sérgio Diozébio Barbosa, que estava acompanhado pela esposa, a professora Maria Helena Rozin Barbosa, o vereador e professor em Amambai, Ailton Salgado Rosendo, o delegado adjunto de Polícia Civil local, Dr. Leandro Costa de Lacerda Azevedo e o comandante do 2º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros com sede em Amambai, Capitão Romiran Oliveira Cerqueira.

Veja a lista dos condecorados com o diploma “Amigos do Regimento”

DIPLOMA AMIGOS DO REGIMENTO

MARIA IGNÊS DA SILVA BLEY

COMITIVA DE PIRASSUNUNGA

GELZA DUTRA DOS SANTOS MORAES

FLORATTA FLORICULTURA E DECORAÇÕES

CEL  EDILSON OSNEI NAZARETH DUARTE

COMANDANTE DO DEPARTAMENTO DE OPERAÇÕES DE FRONTEIRA

TEN CEL ANDRÉ PIRES DO VAL

COMANDANTE DO 9 º BATALHÃO DE MANUTENÇÃO

TEN CEL HÉLCIO MIRANDA DUQUE BOTELHO

COMANDANTE DO 11 º REGIMENTO DE CAVALARIA MECANIZADO

TEN CEL EVERTON LAURIANO PEDRO

CHEFE DA SEÇÃO DE OPERAÇÕES DO COMANDO DA 4ª BRIGADA DE CAVALARIA MECANIZADA

TEN CEL ALEXANDRE JOSÉ DORNELAS

COMANDANTE DO 28 º BATALHÃO LOGISTICO

TEN CEL ANTONIO CARLOS CABRAL DA CUNHA

COMANDANTE DO 9 º GRUPO DE ARTILHARIA DE CAMPANHA

CAP LUIZ OSCAR MARQUES DE CASTRO NERI

CHEFE DO POSTO MÉDICO DA GUARNIÇÃO DE DOURADOS

DR CÉSAR DE SOUZA LIMA

JUIZ DA 3ª  VARA CRIMINAL DE DOURADOS

DR CARLOS FARNESI

ASSESSOR  JURÍDICO DO JORNAL O PROGRESSO

2º TEN JOSÉ DA SILVA

PIONEIRO DO 17 R C MEC DA COMITIVA DE PIRASSUNUNGA

ADEMIR BORTOLOTTO

FAZENDA BOA VISTA

ELTON MARQUES MARTINS

DIRETO-PRESIDENTE FUNDESC DA PREFEITURA DE AMAMBAI

PR WALNIER WAGNER DE ARAÚJO COSTA

PRESIDENTE DA PRIMEIRA IGREJA BATISTA CENTRAL

CLEIR VIEIRA MARTINS

CN TROFÉUS

 

Militares que receberam medalhas

CONDECORAÇÃO

NOME DO MILITAR

MEDALHA MILITAR DE OURO

CEL HERON SALOMÃO CARDOSO ANGELIM

MEDALHA MILITAR DE PRATA

1º SGT MARCELO MOTTA DA SILVA;

1 º SGT MELQUIZEDEC GOMES MARQUES JUNIOR;

1 º SGT FÁBIO ANDRÉ GAIKOSKI;

1 º SGT EDGAR BARBERI FRIA;

2 º SGT ANTÔNIO PEDRO MACHADO;

2 º SGT JOSÉ APARECIDO FORTES GAMBARRA;

2 º SGT FERNANDO GARCIA DA VEIGA; e

3 º SGT EVALDO GONÇALVES.

 

MEDALHA MILITAR DE BRONZE

2 º SGT DOMINGOS JOSÉ DE SOUZA GOMES

MEDALHA CORPO DE TROPA  OURO

1 º SGT FÁBIO ANDRÉ GAIKOSKI;

2 º SGT ANTÔNIO PEDRO MACHADO; e

3 º SGT EVALDO GONÇALVES.

MEDALHA CORPO DE TROPA BRONZE

CAP VINICIUS DE ALMEIDA SOVAT;

1 º SGT ANDERSON NOSCHANG; e

2 º  SGT ANDERSON ALEX CARACIOLI MACHADO.

 

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 12 de agosto de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete