20.8 C
Amambai
sexta-feira, 9 de maio de 2025

Reflexão "Enchei-vos do Espírito e não de vinho!" Eloir Vieira

2014-01-11 08:38:00

O apóstolo Paulo faz um contraste entre se embriagar com vinho, que produz uma temporária sensação de “bem-estar”, e ser cheio do Espírito, que produz uma permanente alegria. Embriagar-se com vinho está associado à antiga forma de vida e aos seus iníquos prazeres. Em Cristo, gozamos uma alegria superior, mais elevada, mais duradoura, que cura nossa depressão, monotonia, tensão mental.

A bebida forte muda a personalidade da pessoa, levando-a, a causar escândalos e muitas outras situações bizarras, além de práticas ilícitas de proporções até trágicas. Um exemplo bíblico foi o caso de Noé, que mesmo sendo um homem de Deus, embriagou-se com suco de uva, provocou um escândalo se despindo de suas roupas, e por ser flagrado nu por seu filho, amaldiçoou seu neto, resultando em sérias consequências (Gn. 9. 20-26).

A pessoa sob o efeito do álcool perde o seu equilíbrio emocional; fica alterada, transformada e pratica palavras e ações indevidas, indecentes, irresponsáveis: “A incontinência, e o vinho, e o mosto tiram a inteligência” (Os. 4.11). Além disso, a Bíblia diz que os bêbados não herdarão o Reino de Deus (1ªCo. 6.10; Gl. 5.21). Ou seja, perdem a salvação!

“Ai dos que se levantam pela manhã e seguem a bebedice! E se demoram até à noite, até que o vinho os esquenta! Harpas, e alaúdes, e tamboris e pífanos, e vinho há nos seus banquetes; e não olham para a obra do SENHOR, nem consideram as obras das suas mãos” (Is. 4.11,12).

“Para quem são os ais? Para quem, os pesares? Para quem, as pelejas? Para quem, as queixas? Para quem, as feridas sem causa? E para quem, os olhos vermelhos? Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando bebida misturada. Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. No seu fim, morderá como a cobra e, como o basilisco, picará” (Pv. 23.29-32).

Não devemos nos preocupar com o quanto temos do Espírito Santo em nós, mas com o quanto a nossa vida está entregue a Ele. Submeta-se diariamente à sua orientação e obtenha dEle forças. Se embriagar com o Espírito Santo é infinitamente melhor: “O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio” (Pv. 20.1).

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 08 de maio de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete