15.6 C
Amambai
sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Sapucaia elegeu prefeita, vice e 4 vereadoras

2012-10-11 11:16:00

Vilson Nascimento

Com uma população de 14.064 habitantes e 9.815 eleitores, Coronel Sapucaia entrou para a história política de Mato Grosso do Sul ao se tornar um dos primeiros municípios do Estado a eleger duas mulheres para exercer as funções de prefeita e vice-prefeita nas eleições municipais deste ano (2012).

A partir de 2013 elas, as mulheres, até a algum tempo classificadas como “sexo frágil”, é que dão as cartas e serão as responsáveis por administrar o destino do município, que faz fronteira seca com o Paraguai.

A prefeita eleita, Nilcéia Alves de Souza (PR) e sua vice, Sandra Barbosa (PT), foram eleitas com 52,12% ou seja, 3.932 votos contra um percentual de 47,88% (3.612 votos) do atual prefeito do município, Rudi Paetzold, do PMDB, que era candidato a reeleição.

As duas candidatas vão assumir o comando do Poder Executivo Municipal em Coronel Sapucaia já com experiência em atuar na vida pública.

A prefeita eleita, Nilcéia de Souza, que é funcionária pública municipal de carreira, é vereadora e atualmente preside a Câmara Municipal local.

Já sua vice, Sandra Barbosa, é professora de profissão, onde inclusive exerce liderança perante a categoria ao presidir do Sinted (Sindicado dos Trabalhadores em Educação) de Coronel Sapucaia e também é vereadora no município da fronteira. Ela também presidiu a Câmara Municipal local durante a atual legislatura.

Força da mulher também no Legislativo

Além de fazer história, elegendo duas mulheres os cargos de prefeita e vice nas eleições municipais deste ano, a população feminina de Coronel Sapucaia também demonstrou força ao novamente manter quase a metade das cadeiras de vereadores do município ocupadas por mulheres nas eleições deste ano.

Na legislatura atual a Câmara Municipal local conta com quatro mulheres. Além da prefeita eleita, Nilcéia e de sua vice, Sandra Barbosa, ocupam cadeira no Legislativo Municipal a vereadora Maria Eloir Rodrigues Vilante, do PMDB e a vereadora Niágara Kraieviski, do PT, que não saiu candidata a reeleição em 2012.

Para a próxima legislatura, que começa a partir do dia 1 de janeiro de 2013, mais uma vez a Câmara Municipal de Coronel Sapucaia irá contar com a participação de quatro legisladoras.

A professora Maria Eloir Vilante foi reeleita como a vereadora mais votada nas eleições de 7 de outubro. Foram 527 votos, 85 votos a mais que o segundo colocado, o vereador reeleito, Roberto Pereira de Oliveira, o “Robertinho”.

A terceira maior votação para o cargo de vereadora nas eleições 2012 no município também foi para uma mulher, a jovem estudante Natacha Flores Kuasne (PSB), de apenas 19 anos. Ela que é filha do ex-prefeito do município, Ney Kuasne, obteve 409 votos, dois votos a mais que a quarta colocada, também uma mulher, a Cláudia Ferreira Maciel, que obteve 407 votos.

A quarta mulher eleita para ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de Coronel Sapucaia a partir de 2013 é a Najla Marienne Schuck Mariano. Ela, que a exemplo de Natacha, também é filha de um ex-prefeito do município, Eurico Mariano, obteve 366 votos.

Mulheres no Cone Sul

Com a eleição de Nilcéia em Coronel Sapucaia, foi mantido o índice crescente de mulheres assumindo a cadeira de prefeita nos municípios da região Cone Sul do Estado, em Mato Grosso do Sul.

Na gestão atual, que começou em janeiro de 2009, a região tem duas prefeitas, Marta Araújo (PT) em Eldorado e Sandra Cassone, também do PT, em Itaquiraí.

Para o próximo mandato, que começa em janeiro de 2013 esse número aumentou para três prefeitas. Marta Araújo, que se reelegeu em Eldorado, a Nilcéia Alves de Souza, eleita prefeita em Coronel Sapucaia e a professora Isabel Cristina Rodrigues, a “Tia Bel” do DEM. Ela é a atual vice-prefeita do município e a partir de 2013 assumirá a cadeira de prefeita em Jutí.

Amambai na “contra mão”

Enquanto em vários municípios do Cone Sul as mulheres estão buscando e conquistando cada vez mais a ascensão na política, Amambai, com 34,7 mil habitantes e 23.747 eleitores, vem correndo na “contra mão” dessa tendência.

Nas eleições municipais desse ano, 24 mulheres amambaiense registraram candidaturas ao cargo de vereadora, mas nenhuma delas conseguiu alcançar uma das 13 cadeiras do Poder Legislativo para a legislatura que se inicia no ano que vem.

A pedagoga indígena Elda Vasques Aquino, que está terminando o doutorado em “educação indígena” foi quem chegou mais perto de conquistar uma cadeira na Câmara Municipal de Amambai.

Ela obteve 448 votos e ficou como primeira suplente em uma das coligações que disputou as eleições no município.

Após Elda, a segunda mulher mais votada nas eleições 2012 em Amambai foi Luiza Belmonte de Oliveira, com 208 votos.

Amambai também teve uma mulher, Cynthia Escobar, buscando espaço no Executivo Municipal como candidata a vice-prefeita, mas não se elegeu.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 07 de agosto de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete