2012-10-10 13:15:00
Seguir a Jesus não é fácil! Para ser um discípulo de Cristo, algumas coisas são necessárias. Aliás, são indispensáveis! O capitulo 9 de Lucas nos dá uma aula de como segui-lo. Eis as “dicas” de Jesus: Renunciar: Negar-se a si mesmo, ou seja, deixar os seus próprios interesses de lado e colocar Jesus em primeiro lugar na sua vida. Tomar a sua cruz: Estar disposto a enfrentar tudo por causa de Cristo, inclusive a morte. Decidir: Jesus quer que seus discípulos estejam realmente dispostos a segui-lo incondicionalmente. Estar firme em Jesus: Deixar tudo para trás e anunciar Jesus a todos os povos e jamais se envergonhar do Salvador. Firmar-se em Cristo.
Três homens queriam seguir a Jesus. Mas o coração deles não estava pronto para isso. Ao primeiro, Jesus respondeu: “As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça” (LC 9.58). Seguir a Jesus não significa ter conforto e bens; significa renunciar a tudo.
O segundo homem queria ficar em casa até a morte de seu pai para depois começar a servir a Jesus. Servir a Jesus é uma decisão para hoje. Muitos usam desculpas para lançar essa tarefa para o futuro. A morte vem, e o serviço acaba não acontecendo. A hora é agora!
O terceiro homem queria ir para casa despedir-se de seus familiares. Ele não estava decido a seguir a Jesus; seus olhos estavam presos ao que deixaria para trás. Ele não estava apto para ser um discípulo. Jesus disse ainda: “Quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará. Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou a causar dano a si mesmo?” (LC 9.24-25). Seguir a Jesus é renúncia e entrega total. A tarefa é difícil, mas tem mais valor do que qualquer riqueza que o mundo possa oferecer.
Quem começa o trabalho na obra e pára, se esmorece, começa achar dificuldades, desculpas e desiste, não está ainda decidido. Ainda não tem sua convicção e fé firmada em Jesus. E, portanto, não está preparado: “Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus” (LC 9.62).
Para ser digno de Jesus, precisa amar mais a Jesus do que aos seus próprios familiares: “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim; e quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de mim” (MT 10.37-38). Você, estaria disposto seguir a Jesus, depois de conhecer as condições e o preço que tem que pagar? Sem renúncias não é discípulo. Carregue a sua cruz!