2012-09-25 20:12:00
Jaime Mel
Aconteceu na tarde dessa segunda-feira (25) em frente à praça central do município de Paranhos, mobilização da Justiça Eleitoral, Ministério Público Eleitoral e dos representantes das coligações disputantes do pleito, os quais reuniram cerca de 100 estudantes da Escola Estadual Mitsuro Saito, em um ato público pela paz e por eleições limpas. Segundo o Juiz Eleitoral, Maurício Cleber Miglioranzi Santos, o ato vinha sendo programado em reuniões mantidas com os representantes das coligações, tendo lhe chamado a atenção a carta escrita pela estudante Dulciléia Soares Brito, na qual esta pede paz na política.
Segundo o Juiz, o despertar da atenção de uma adolescente para as nevralgias do período político demanda a atenção de toda a sociedade, pois reflete um sentimento que não deveria ser vivenciado pela população.
Além disso, incumbe aos candidatos a transmissão da tranqüilidade aos respectivos simpatizantes na disputa pelo voto e, em especial, o respeito pela escolha de voto alheia. O período eleitoral deve ser permeado pelo debate franco de idéias e não por agressões, ameaças ou qualquer ato atentatório à liberdade de pensamento e de voto alheia.
Representando a coligação Renovação e Compromisso, fez-se presente o candidato a vice-vrefeito Donizete Viaro, ao passo que pela coligação Competência e Credibilidade, acompanhou o ato o candidato a prefeito Jefferson da Maquisseras.
Também estiveram presentes apoiadores de ambas coligações, os quais engrandeceram o ato ao postarem-se lado a lado, reconhecendo a importância da fraternidade na disputa eleitoral.
A Justiça Eleitoral ainda contou com a parceria da Polícia Militar de Paranhos, a qual, através do comandante Valdemir Belotto, forneceu segurança viária ao evento.