28.7 C
Amambai
domingo, 7 de setembro de 2025

"Alegrando-se com a Vitória do outro" Pr Walnier Wagner

2012-07-10 13:18:00

“Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;”

(Romanos 12:15)

Esse é um texto que poderíamos afirmar ser um dos mais claros e fáceis de se compreender na bíblia, mas não é! O apóstolo Paulo aqui nos direciona a uma reflexão muito profunda sobre a nossa consciência no que tange ao que acontece com nosso próximo em situações antagônicas: Alegria e a Tristeza.

No meu entender o segundo conselho é de mais fácil aplicação, pois com exceções, nossa tendência natural é nos emocionarmos com a tragédia e as derrotas do outro, e o primeiro conselho não, e esse é nosso assunto.

Nossa natureza pecaminosa não se satisfaz com a alegria do nosso próximo, pois não reservamos esse espaço em nosso coração, pois na verdade somente o EU tem direito a ser feliz, a ter sucesso, a conquistas, responda no seu intimo, é assim ou não? Temos muita dificuldade de torcer pelo outro.

Você já se viu na situação de torcer para que o filho do seu vizinho ou alguém da igreja vá bem num vestibular? Ou que seu colega de trabalho tenha uma promoção e cresça na empresa? Você já torceu para que alguém se dê melhor na vida do que você afora um familiar? Somos assim!

Chorar com os que choram, muitos fazem, pois é mais fácil, o difícil é você se alegrar com os que se alegram, celebrar a vitória do outro.

A vida cristã é um eterno andar na contramão dos valores e costumes desse mundo, pois da mesma forma, muitas pessoas não torcem para nós mesmo, e só se importam consigo mesmo.

Quando penso nisso sou imediatamente levado a ver o exemplo de Jesus, que como Deus poderia virar as costas para nossa situação de ruína por conta do pecado que há em nós, mas não fez isso, pelo contrário, pensando numa mudança radical da nossa vida, da nossa eternidade, doou-se a cada um de nós dando-nos a Sua vida, morrendo numa cruz, para que pudéssemos nos alegrar com a vida eterna, e esse é Seu maior exemplo, não pensar só em Si.
Jesus chorava com os que sofriam e fez tudo que era possível para lhes mudar a realidade, mas Sua maior marca foi trazer novamente a Alegria pela vida, que é a graça do nosso Deus para todos que crêem.

Só a Deus toda Glória!

Pr Walnier Wagner de Araújo Costa
Seu amigo e servo

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 05 de setembro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete