25 C
Amambai
quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Cuidados para manter o bom funcionamento da suspenção de seu carro

2012-07-07 08:45:00

Bruno Martins

 

As ruas da maioria das cidades de uma forma ou outra apresentam em sua grande maioria diversos problemas que podem vir a causar danos ao seu caro, especialmente na parte do veículo que recebe a grande parte dos atritos, a suspenção.

A cada dia que passa novos buracos surgem em diversas ruas que antes não apresentavam problema algum. Além disto, quando o buraco é finalmente fechado, o trabalho é tão "bem feito" que sempre ficam aqueles "calombos".

A suspenção é a parte do carro que absorve todas as irregularidades do solo e diminui as vibrações dentro do carro. Caso você não se preocupe muito, além de você colocar a sua segurança e a de terceiros em risco, os prejuízos podem ser maiores. O jornal A Gazeta vem trazer algumas dicas para aumentar a vida útil dessa parte do veículo.

Confira algumas dicas:
• Nunca gire o volante com o carro parado, mesmo que seu carro tenha direção hidráulica. Desta forma você poupa a suspensão e os pneus
• Ao passar por estradas de terra, ruas esburacadas ou remendadas, lombadas e valetas, diminua a velocidade. Esta atitude irá prolongar a vida dos amortecedores. Evite subir em sarjetas mais altas para não danificar os pivôs da suspensão.
• Evite lubrificar a parte inferior de seu carro. O óleo utilizado em vez de proteger acaba ressecando as buchas da suspensão, causando um desgaste prematuro.
• Se os pneus de seu carro estão com desgaste mais acentuado nas bordas ou "cantando" em qualquer "curvinha", com certeza a cambagem de seu carro está errada. Um simples alinhamento resolve o problema.
• Ao rodar por ruas de paralelepípedo ou remendadas, fique atento para barulhos vindos da parte inferior do carro. Qualquer folga na suspensão será percebida desta forma.
• Nem sempre as molas devem ser trocadas junto com os amortecedores. Por serem estruturas mais rígidas, as molas têm uma vida útil mais elevada. Como os amortecedores, não é possível definir quanto exatamente duram.
• Os amortecedores não têm uma vida útil média definida. Os fabricantes falam em 30.000 kms, no entanto isto depende da forma como o carro é usado. Se você roda muito mais na estrada do que na cidade, pode ter certeza que os amortecedores do seu carro vão durar muito mais. Geralmente, quando existe algum problema na suspensão, o mecânico não consegue obter o alinhamento correto.
• SEMPRE faça alinhamento da suspensão, balanceamento e rodízio dos pneus a cada 10.000 kms. Além de manter seu carro agradável de dirigir e economizar os pneus, você poderá detectar problemas com a suspensão mais rápido.
• Procure realizar a manutenção de seu veículo em oficinas mecânicas que de boa procedência, assim a asseguridade do serviço realizado estará garantida.
• Ao executar a troca de peças, certifique-se que as mesmas sejam ideais para a determinada troca, evitando a adaptação incorreta no veículo.
• Carros com grande quilometragem tendem a apresentar problemas com mais frequência, mantenha a revisão do automóvel em dia para não sofrer com problemas repentinos que poderiam ser evitados.
A segurança e conforto que os automóveis trazem para seus donos só poderá ser garantida com o uso correto dos mesmos.
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 13 de agosto de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete