2012-03-22 21:01:00
A temporada 2012 da Fórmula Indy terá início neste final de semana em São Petersburgo, nos Estados Unidos, com mudanças em carros, motores, regras e pilotos. As alterações se dão depois da morte do britânico Dan Wheldon, em outubro, no último Grande Prêmio da temporada 2011.
O ultrapassado modelo Dallara, concebido em 2003 e atualizado nos últimos anos, foi substituído por um novo modelo, produzido pelo fabricante italiano, e movido a motores turbo de três fabricantes diferentes. Além de uma evolução técnica necessária, a segurança é o ponto mais importante do monoposto.
No âmbito esportivo, a mudança mais relevante é o fim da relargada em fila dupla nos ovais – também por segurança, para minimzar o risco de toques entre os carros, como no acidente de Wheldon.
Outra mudança, que abrange ainda o lado técnico, a punição a quem trocar o motor antes da milhagem máxima estipulada. A alteração poderá custar dez posições no grid de largada.
O Brasil, que obteve seu último título da Indy 2004 com Tony Kanaan, terá, além do baiano, Helio Castroneves e o estreante Rubens Barrichello como titulares na temporada deste ano. Bia Figueiredo está garantida só para duas etapas (São Paulo e Indianápolis).
"O objetivo é beliscar as grandes (Ganassi e Penske). Mas ainda preciso aprender muito, sobretudo na questão de usar os pneus frios, já que na Fórmula 1 tínhamos cobertores elétricos", comentou Rubinho, da KV Racing.
Já o vice de 2011 Will Power, da Penske, rechaçou o favoritismo. "Com os novos carros e motores, tudo vai ficar misturado. Ainda nem sabemos qual o melhor motor nos ovais. Será imprevisível e uma grande incógnita", comentou o australiano.