2011-10-24 11:48:00
Continuam nas unidades de saúde de Caarapó as atividades relativas ao movimento denominado Outubro Rosa. Estão ocorrendo ações de promoção da saúde e prevenção de doenças da mulher, além de confraternização e atividades de rotina nos postos de saúde, intensificadas nesse período especial da campanha, que vai até 31 deste mês, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde.
O objetivo é dar visibilidade às causas do câncer de mama, fortalecendo a importância do diagnóstico. O movimento alerta e orienta sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama; presta informações sobre a saúde da mama e ressaltar a relevância da mamografia; proporciona melhoria da qualidade de vida da população; busca reduzir o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento; contribui para erradicação do câncer de mama como uma doença que ameaça a vida.
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e mamografia no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso americano, o mês de outubro se tornou o mês nacional americano de prevenção do câncer de mama.
A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da Primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.
No Brasil, a primeira iniciativa em relação ao Outubro Rosa foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 2 de outubro de 2002, quando foram comemorados os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa "num período efêmero", como relembra o secretário da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, Coronel PM (reformado) Mário Fonseca Ventura.
Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que, com o apoio de uma conceituada empresa europeia de cosméticos, iluminou de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.