25.4 C
Amambai
quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Tuberculose continua fazendo vítimas no MS

2011-03-25 11:35:00

No Dia Mundial de Combate a Tuberculose, há pouco o que se comemorar por parte dos órgãos de saúde. Cem anos depois da descoberta do bacilo que causou a morte de milhares de pessoas no século XIX, dados da Secretaria de Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul, mostram um número alarmante em relação aos casos da doença.

Só no ano passado, 60 pessoas morreram e 877 casos foram confirmados em território sul-matogrossense. No Brasil, a quantidade é bem superior com uma média de 4,7 mil óbitos registrados anualmente.

As informações da secretaria, colocam Campo Grande no topo das cidades do estado com maiores vítimas, com 259 pessoas infectadas, Dourados está na segunda colocação com 75 casos, seguido de Corumbá (68) e Três Lagoas, que somam 32 notificações.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), na última década a cura dos casos novos diagnosticados ficou em torno de 70%, bem abaixo dos 85% idealizado pela instituição. O paciente quando não tratato corretamente pode infectar até 15 pessoas durante o ano.

Sintomas

O Ministério da Saúde informou que os sintomas mais frequentes são tosse seca contínua no início e com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se em uma tosse com pus ou sangue. Há ainda cansaço excessivo, febre baixa geralmente no período da tarde, sudorese noturna, falta de apetite, palidez, emagrecimento acentuado, rouquidão, fraqueza e prostração.

Prevenção

A prevenção pode ser feita através de vacinação. Crianças de até quatro anos devem ser imunizadas recebendo a vacina BCG e evitar ambientes fechados e aglomerados.

Quem apresentar os sintomas deve procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível. O tratamento é gratuíto em todo o território nacional.
 


 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 14 de agosto de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete