2009-12-18 00:04:00
Vilson Nascimento
Com oito votos favoráveis contra quatro de seu oponente, Ubiratan Martins, o atual secretário municipal de saúde do município, Ednor Bampi, foi eleito presidente do Conselho Municipal de Saúde em Amambai.
A eleição para escolher o novo presidente, que tem mandato de um ano, aconteceu na noite dessa quarta-feira (17) e o novo presidente assumirá o cargo no dia 11 de janeiro de 2010, uma segunda-feira.
Ednor vai substituir na presidência do CMS, o médico ortopedista, Dr. Luiz Bandeira, que além de presidir o Conselho, também é o diretor-executivo do Hospital Regional de Amambai.
Metas do novo presidente
Em sua primeira entrevista ao ser eleito presidente da CMS, um dos conselhos fiscalizadores mais importantes, por se tratar do órgão que vai fiscalizar, cobrar e denunciar, se for o caso, a má gestão da saúde pública no município, Ednor Bampi apresentou algumas metas que pretende implantar e cumprir durante seus doze meses de gestão.
Entre as metas estipuladas pelo presidente eleito estão; apreciar com mais urgência os projetos relacionados à área da saúde no município, trabalhar junto aos usuários e os profissionais da saúde visando melhorar atendimento à população, fazer cumprir a legislação que rege a da saúde pública no município e apoiar, inclusive com transporte e suporte técnico, as visitas dos membros do conselho aos postos e instituições ligadas à saúde em Amambai.
O que é o CMS?
Formado por 12 membros titulares, 50% por usuários e o restante representantes do Poder Público e por profissionais de saúde, CMS (Conselho Municipal de Saúde) se reúne ordinariamente uma vez por mês para discutir o atendimento da área de saúde em Amambai, avaliar criticas e sugestões e cobrar, dos órgãos competentes, soluções para problemas.
Segundo o atual presidente do Conselho, Dr. Luiz Bandeira, em determinados casos são realizadas reuniões extraordinárias quando necessárias. Também é atribuição do CMS, segundo o presidente, deliberar sobre todas as ações ligadas à saúde pública no município, inclusive sobre investimentos em equipamentos e novas unidades de saúde e até fiscalizar e punir maus profissionais do setor.
“Quando recebemos denúncias sobre mau atendimento por parte de profissionais da área, essa pessoa é chamada a dar explicações perante o Conselho, que tem livre arbítrio para exigir a punição ou não desse profissional dependendo do caso”, informou o presidente.
Atualmente o Conselho Municipal de Saúde de Amambai funciona na Rua General Câmara, ao lado da Justiça do Trabalho, no centro da cidade.
O telefone para maiores informações sobre o funcionamento do CMS e passar informações ou reclamação ao Conselho Municipal de Saúde do município é o 3481-3053. O horário de funcionamento segue o horário de expediente da Prefeitura, em Amambai.