12.3 C
Amambai
segunda-feira, 13 de julho de 2026

Professores da Uems param por verba de deslocamento

2009-09-09 00:37:00

Os professores da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) vão deixar de dar aulas nas quinze unidades da instituição a partir desta sexta-feira caso não recebe a chamada “verba de deslocamento” a que tem direito.A informação foi confirmada pela professora Margarete Soares da Silva, presidente da ADUEMS (Sindicato dos Docentes da UEMS) que está preocupada com a situação.

Segundo informações da ADUEMS atualmente 58 professores se deslocam para vários municípios onde existem unidades da UEMS para lecionar e não tem mais condições financeiras para pagar passagens de ônibus ou o combustível no caso daqueles que tem carro próprio.

Margarete afirmou que durante todo o mês de agosto os professores tiveram que viajar com recursos próprios ou emprestando de amigos e familiares já que a universidade ainda não repassou o dinheiro devido aos profissionais. “Já estamos quase no meio do mês de setembro e os professores não sabem quando vão receber a verba”, disse a presidente que pretende realizar uma assembléia com os professores nesta sexta-feira para discutir o assunto.

Margarete disse que esta situação preocupa a direção da ADUEMS que na próxima semana vai tentar dialogar com a reitoria para que o atraso no repasse da verba de deslocamento não volte mais a acontecer, pois, segundo a sindicalista, pode prejudicar o andamento das aulas em praticamente todas as unidades da UEMS.

Conforme dados da ADUEMS grande parte destes 58 professores foi contratada de forma especial para suprir a deficiência de professores nas unidades e recebem por hora/aula e desta forma não tem condições de arcar com os custos de deslocamento para várias cidades.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 13 de julho de 2026

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete

<--
-->