27.1 C
Amambai
quinta-feira, 9 de julho de 2026

Periscópio: Mentiroso, ladrão e cafajeste, por Antonio Luiz

2009-07-17 14:48:00

Mentiroso, ladrão e cafajeste

O presidente do Senado, José Sarney, além de um escroque consumado é uma grande mentiroso. Disse aos senadores em plenário que não tem “nenhuma responsabilidade administrativa” na fundação que leva o seu nome, sediada em São Luís. O parlamentar omitiu informações dos colegas. A imprensa obteve o estatuto da Fundação José Sarney. O documento contradiz o que ele afirmou em sessão do Senado, cujas falas são registradas nas notas taquigráficas.

O estatuto revela que, além de ser uma instituição de exaltação à figura de Sarney, a fundação está sob as ordens do parlamentar e de sua família. Em sete páginas, o nome do senador aparece por 12 vezes. O artigo 19 do capítulo 5 enumera cada uma das responsabilidades de Sarney como “presidente vitalício” e fundador da entidade. Entre as funções, está a tarefa de “assumir responsabilidades financeiras” e o “poder de veto” sobre qualquer decisão tomada pelo conselho curador – também presidido pelo senador. Na quinta-feira, o Estado revelou que a Fundação José Sarney desviou para empresas fantasmas e da família do senador, ao menos R$ 500 mil da verba de R$ 1,3 milhão repassada pela Petrobras para um projeto cultural que nunca saiu do papel.

O estatuto diz que “compete” a Sarney presidir reuniões do conselho curador, “orientar” atividades e representá-la em juízo. Entre os membros do conselho, estão um filho de Sarney, Fernando, um irmão, Ronald Sarney, e Jorge Murad, marido da governadora Roseana Sarney, filha do presidente do Senado. Ex-ministro da Justiça no governo Sarney, Saulo Ramos também integra esse colegiado, assim como o empresário Miguel Ethel, que presidiu a Caixa Econômica na gestão presidencial do senador.

Por essas e outras, é que os poucos políticos que ainda ostentam alguma honradez, vão ao púlpito do Senado fazer declarações como estas: “Eu digo com a maior tristeza, com a maior mágoa. Nessa altura, não adianta o presidente Sarney se licenciar. Ele tem que renunciar à presidência do Senado. Ele tem que fazer o que os seus antecessores fizeram. E nós devemos nos reunir para escolher alguém que seja a representação de todos nós. Não adianta suspender os atos, não adianta indicar nada. Nós perdemos toda a credibilidade.” Este foi o primeiro pedido para que Sarney renuncie ao comando da instituição, cuja autoria é do senador Pedro Simon. O que o levou a essa medida extrema, foi o indesculpável fato de Sarney ter mentido na semana passada em plenário, quando afirmou: “Quero dizer que eu não tenho nenhuma responsabilidade administrativa naquela Fundação, mas o que eu sei é que ela teve um projeto aprovado pela Lei Rouanet, sujeito a um patrocínio da Petrobras, assim como evidentemente muitos memoriais de presidentes da República já receberam. De acordo com a lei, essa prestação de contas já foi encaminhada ao Ministério da Cultura e compete ao TCU em qualquer irregularidade a atribuição de julgá-la”, disse Sarney, na semana passada, em plenário.

Pedro Simon, em seu pedido, foi seguido pelos colegas Cristovam Buarque e José Nery. Fato é que José Sarney perdeu de todo sua condição moral até para ser senador. Que fará, ser presidente da Casa.

Enquanto ele fica à espera de um milagre salvador, o Senado deixa de produzir e cada vez mais se desmoraliza.

Blog da CPI

Na última terça-feira, foi instalada a CPI da Petrobras. Teoricamente, uma Comissão Parlamentar de Inquérito é instalada quando há evidências irrefutáveis de desvios de conduta ou de grana. Para se chegar a esse ponto, é porque intui-se que o caso é grave e merece uma investigação mais profunda. Vejam vocês como ficou instalada a tal CPI:  O senador João Pedro (PT/AM) foi eleito por 8 votos contra 3, presidente da CPI, Marcelo Crivella (PRB-RJ) foi eleito vice-presidente. O senador Romero Jucá (PMDB-RR) será o relator por indicação já do presidente João Pedro.

A primeira reunião foi marcada para 6 de agosto, onde o relator apresentará seu plano de trabalho.

Segundo o senador Álvaro Dias em seu blog, não houve surpresa. “Apresentei hoje 28 requerimentos à CPI, 15 à mesa do Senado e 3 ofícios foram encaminhados ao Ministério Público, Polícia Federal e Tribunal de Contas. O objetivo é reunir inquéritos, auditorias, contratos, relatórios, prestação de contas, convênios, contratos, etc. Requeremos também a convocação de alguns depoentes”.

Esta Comissão não pode terminar em pizza. Para tanto lançaram um blog para que nós, simples mortais, possamos ver como andam as coisas por lá. Tomem nota e desfrutem: http://petrobrasblogdacpi.blogspot.com.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 09 de julho de 2026

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete