23.8 C
Amambai
quinta-feira, 9 de julho de 2026

FE do Exército encerram instrução na fronteira

2009-07-14 19:47:00

Vilson Nascimento

Após duas semanas de atuação na região de fronteira entre Brasil e Paraguai, o Centro de Instrução de Operações Especiais do Exército Brasileiro, com sede no Rio de Janeiro encerrou, na manhã dessa terça-feira (14) em Amambai, uma das fases de instrução do curso de Forças Especiais.

No total 29 alunos de várias unidades do Exército espalhados pelo País passaram pela instrução na fronteira, que teve inicio a duas semanas em Ponta Porã e se encerrou nessa terça em Amambai.

Segundo o setor de comunicação social do exercício militar, na primeira semana os alunos atuaram na instrução de militares do 11º RC Mec, em Ponta Porã, que passaram a atuar junto aos alunos durante as instruções em Amambai.

O 17º RC Mec, unidade do Exército Brasileiro com sede em Amambai, ofereceu apoio logístico ao treinamento militar.

O treinamento- Segundo o setor de comunicações do exercício, a instrução em Amambai fez parte da terceira e última fase do curso de formação de um militar nas Forças Especiais do Exército Brasileiro, que é dividido em três estágios e tem duração de seis meses.

No caso do exercício realizado em Amambai e Ponta Porã, os militares passaram pelo treinamento de integração entre a tropa e a população local, visando garantir a segurança e o bem estar da sociedade local.

Para alcançar os objetivos, os militares, que ainda passarão por várias outras instruções no campo operacional até estarem prontos para ingressarem no Batalhão de Forças Especiais do Exército, situado na cidade de Goiânia-GO, tiveram que conciliar operação militar com a aproximação com a comunidade local, ganhando a confiança e a credibilidade da população, situação semelhante à desenvolvida atualmente pelas tropas do Exército Brasileiro que integram a missão de paz das Nações Unidas no Haiti.

Para melhor integração com a população local, os alunos buscaram aproximação com os representantes dos três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, desenvolveram ações sociais na área de saúde e lazer, integrando as diferentes camadas sociais do município em Amambai e também realizaram operações militares como bloqueios de estradas, defesa de pontos sensíveis e patrulhamento nas ruas a pé, motorizado e a cavalo.

O encerramento- Para o encerramento da etapa do curso, os 29 alunos e os instrutores participaram de uma formatura militar realizada no centro da cidade, com a participação de militares e viaturas do 17º RC Mec.

A solenidade militar, que aconteceu na manhã dessa terça em praça pública e foi comandada pelo comandante do 17º RC Mec, Coronel Carlos Roberto Martins, contou com a presença de representantes dos três poderes, entre eles, o prefeito de Amambai, Dirceu Lanzarini (PR), o presidente da Câmara do município, vereador Anderson Mansano (PR), o Juiz de Direito da 2ª Vara da Comarca de Amambai, Dr. Thiago Nagasawa Tanaka, do Promotor de Justiça da Comarca, Dr. Rodrigo Yshida Brandão, de representantes da sociedade civil organizada local e os representantes dos seguimentos de segurança pública no município, o delegado de Polícia Civil, Dr. Marcius Geraldo Cordeiro e o capitão PM, Gilberto Santana, sub-comandante da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar.

Durante a cerimônia de encerramento da instrução as autoridades acima relacionadas foram homenageadas com uma placa oferecida pelas Forças Especiais do Exército Brasileiro pelo apoio prestado à realização da fase do curso em Amambai.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 09 de julho de 2026

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete