13.2 C
Amambai
segunda-feira, 6 de julho de 2026

Sapucaia realiza campanha contra Tuberculose e Hanseníase

2009-06-08 10:43:00

A prefeitura de Coronel Sapucaia através da secretaria municipal de Saúde realizou neste último sábado dia (06) mais uma campanha, desta vez foi para diagnosticar e fazerem à detecção das doenças; tuberculose e hanseníase.

Os exames foram realizados em todos os postos de saúde, onde contou com a presença de varias pessoas que apresentaram os seguintes sintomas; tosses a mais de três semanas e machas na pele.

De acordo com o secretário municipal de saúde Maycon Junio, após os resultados dos exames, as pessoa que tiverem seus casos confirmados, serão encaminhadas aos postos de saúde para realizarem o tratamento que poderão durar de seis a doze meses, se seguido corretamente, onde os medicamentos bem como todo o tratamento são gratuitos.

A tuberculose é uma doença infecciosa, transmissível, causada por uma bactéria conhecida como bacilo de Koch. Ataca principalmente os pulmões, mas pode atingir órgãos como rins, intestino. Ossos, meningites e outros.

A transmissão ocorre geralmente quando alguém com tuberculose no pulmão tosse, espira ou fala. Os bacilos são lançados no ar e podem atingir outras pessoas, entretanto em seus pulmões pela respiração.

Como já mencionamos acima, o tratamento e a medicação para tuberculose são gratuitos, e tem a duração de seis meses e que não exigem o isolamento do doente nem a sua hospitalização, a pessoa poderá levar uma vida normal, em casa, no trabalho, com os amigos.

Nunca se deve interromper o tratamento, pois quando isso acontece, os bacilos que estão no pulmão podem sobreviver se multiplicar e provocar o agravamento da doença. E a pessoa volta a ser um agente contaminador.

Já a hanseníase e uma doença que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos pernas pés, rostos, olhos e nariz.

O tempo entre o contagio e o aparecimento dos sintomas é longo. Pode variar a de 2 até mais de 10 anos.

A hanseníase e transmitida por das vias respiratórias; tosse e espirro. A principal fonte de transmissão da doença e a pessoa doente que ainda não recebeu tratamento medicamentoso.

A hanseníase não se passa por abraços, aperto de mão e carinho. Em casa ou no trabalho, não é necessário separar as roupas, os pratos, os talheres e os copos.

Para saber se você tem hanseníase, olhe para seu corpo e procure observar, nos braços e mãos, nas pernas e pés, no rosto, nas orelhas nas costas, nas nádegas, os sinais e sintomas da doença que são manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com diminuição ou perda da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato.

O tratamento pode durar de seis a doze meses, se seguido corretamente, onde todos os procedimentos desde exames e medicamentos são gratuitos.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 06 de julho de 2026

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete