2009-05-29 11:16:00
As aulas da Uems voltam hoje ao normal depois de um dia de paralisação ontem. Professores e técnicos administrativos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), com apoio de estudantes, protestaram contra a atitude do governo do Estado com relação aos salários, que impôs, sem qualquer negociação, 6% de reposição, enquanto que a categoria reivindicava, no mínimo, 15%.
A categoria diz que o governo enviou a proposta a Assembléia Legislativa, que aprovou, sem que a classe tivesse oportunidade de expressar suas necessidades.
O vice-presidente da Associação dos Docentes da Uems (Aduems), o professor Wilson Brum Trindade Junior, lembra que os professores não foram recebidos pelo governador André Puccinelli (PMDB) para detalhar as perdas salariais dos últimos anos e tentar uma negociação.
A categoria alega que as perdas salariais entre 2001 a 2008 chegam a 21%. Em 2001 – quando as perdas ainda eram de 10% – o Estado se comprometeu repor gradativamente, zerando as perdas até 2008. Ocorre que em 2006/2007 – quando a inflação chegou a 3,5% – não houve qualquer tipo de reposição. Em 2007/2008, a reposição das perdas foi de apenas 3%, sendo que a inflação chegou a 7,5%. Com a reposição de 6% este ano, as perdas salariais ainda ficam em 15%, sem perspectivas de zerar um dia e, muito menos, de se obter aumento real de salários.
Ontem, no dia de paralisação, não houve aulas em todas as unidades da Uems, mas a categoria se reuniu para avaliar a situação e elaborar um documento para enviar a bancada federal, governo do Estado, Assembléia Legislativa, entre outros setores.
"Nosso objetivo é mostrar a sociedade o que está ocorrendo e continuar tentando uma audiência com o governador para mostrar a nossa preocupação", disse o vice-presidente da Aduems.
Hoje haverá aula normalmente em todas as unidades da Uems, já que uma greve por tempo indeterminado, por enquanto, está descartada.










