13.1 C
Amambai
sexta-feira, 3 de julho de 2026

FIA aprova limitação orçamentária na Fórmula 1

2009-05-01 10:01:00

O Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) aprovou nesta quinta-feira a implantação de um teto orçamentário para as equipes da Fórmula 1 a partir de 2010.

O valor será de 40 milhões de libras (cerca de R$ 128 milhões), 10 milhões a mais do que a idéia inicial do presidente da entidade, Max Mosley.

Os times que adotarem o teto terão alguns benefícios no regulamento, como permissão para utilizar asas ajustáveis, testar durante a temporada, usar túneis de vento e competir com motores sem limitação de giros. Já os que quiserem continuar torrando dinheiro terão algumas restrições.

Para fiscalizar o cumprimento do teto, a FIA criará uma comissão especial de custos, formada por um especialista em finanças um profissional com experiência no automobilismo.

Outra medida importante aprovada pela FIA é o aumento do número máximo de carros no grid de largada para 26. Hoje em dia, a Fórmula 1 tem dez equipes e desde a temporada de 1995 não há 26 carros na categoria.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 03 de julho de 2026

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete