21.4 C
Amambai
quarta-feira, 1 de julho de 2026

Vacinação contra aftosa começa 4ª na Zona de Vigilância

2009-03-30 08:04:00

A vacinação do rebanho contra a aftosa, para pecuaristas que possuem propriedade na ZAV (Zona de Alta Vigilância), começa nesta quarta, dia 1º de abril. O calendário de vacinação foi atualizado pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).

A vacinação na Zona de Alta Vigilância segue até 30 de abril. Nesta região, a aplicação das doses contra a febre aftosa é feita pelos técnicos da Iagro nos animais de mamando a caducando.

A segunda etapa de vacinação na ZAV será realizada de 1º de outubro a 15 de novembro, também em animais de todas as idades. Os pecuaristas que estão no Pantanal e acabam compreendidos pela ZAV deverão vacinar, obrigatoriamente, em abril e outubro.

Em julho de 2008, Mato Grosso do Sul recuperou o status de área livre da febre aftosa, certificado pela OIE (Organização Mundial de Saúde Animal).

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 01 de julho de 2026

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete