2009-03-15 17:57:00
Vilson Nascimento
Uma mulher de 43 anos foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros com suspeita de lesão na coluna após cair de uma barragem de pedra bruta de aproximadamente três metros de altura, na tarde desse domingo (15) em Amambai.
O acidente aconteceu por volta das 16h30 na barragem da antiga usina, situada no Córrego Panduí, próxima a ponte que separa a região central da cidade da Vila Limeira, a vila mais populosa da cidade.
e acordo com o Corpo de Bombeiros, Ramona Ricarte, residente em Amambai, tomava banho no citado córrego e ao subir na barragem de pedra, acabou se desequilibrando e caindo em uma região seca, também formada por pedregulhos.
Acionados por populares, uma equipe do Corpo de Bombeiros, lotado no 2º Sub-Grupamento Bombeiro de Amambai, se deslocou para o local e realizou o resgate da vítima, que segundo os bombeiros, apresentava odor etílico.
Após ser imobilizada e receber os primeiros socorros por parte da guarnição no local do acidente, a mulher foi socorrida para o Pronto Socorro do Hospital Regional de Amambai para receber atendimento médico.
Local representa grandes perigos
O local onde ocorreu acidente com a mulher na tarde desse domingo, que diariamente é freqüentado por banhistas, inclusive muitas crianças residentes na periferia da cidade em Amambai, além de perigo de acidentes por conta da grande quantidade de pedras pontiagudas, representa iminente risco para a saúde por conta da água contaminada, alerta o Corpo de Bombeiros.
Afluentes do Córrego Panduí, principalmente o “Córrego da Lagoa”, que costeia a cidade praticamente de ponta a ponta, recebe água de duas centrais de tratamentos de esgoto e também inúmeros esgotos urbanos, que são despejados diretamente no córrego e acabam contaminando o Panduí, tornando a água imprópria para o banho.
Riscos de acidentes- O risco de acidentes sempre existiu na barragem, que foi construída na década de 60 para tocar uma antiga usina hidrelétrica, mas a situação de agravou mais nos últimos quatro anos.
No ano de 2002 fortes chuvas romperam a barragem, causando grande impacto ambiental e estreitando o leito do rio.
Na época a Prefeitura de Amambai recuperou a área, restaurando o lago na barragem, toda feita a base de pedra bruta, mas no final do mês de dezembro de 2004 outra grande chuva voltou a romper a mesma barragem e o local foi totalmente abandonado pela administração pública.
Com o rompimento da barragem, o leito do rio acabou ficando raso e expondo muitas pedras, mas mesmo assim crianças e adolescentes arriscam as próprias vidas, saltando e mergulhando em meio às pedras.










