2009-01-24 14:00:00
A cidade sede da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) lidera a recepção de candidatos ao Vestibular de Verão, com aproximadamente 2,8 mil inscritos que não são de Dourados, mas estarão aqui para a realização das provas neste domingo (25). São cerca de 2.100 pessoas de outros municípios do Mato Grosso do Sul e mais de 750 inscritos de outros Estados. Somadas às pessoas que já moram na cidade, são mais de 6.400 vestibulandos.
Esse fluxo de pessoas estará movimentando o comércio, as empresas de alimentação e transporte e o setor hoteleiro da cidade. A universidade disponibilizou em sua página na internet uma lista telefônica dos hotéis de Dourados e um mapa com a identificação dos blocos da unidade 2, atendendo aos pedidos que os candidatos fizeram ao Centro de Seleção.
Os dados da UFGD mostram que em Campo Grande são em torno de 1.650 candidatos, em Três Lagoas são mais de 850, em Naviraí o número gira em torno de 450 pessoas e em Corumbá são pelo menos 60 inscritos para o processo seletivo. No total, são 9.543 inscritos no Vestibular de Verão da UFGD.
Desses 9,5 mil candidatos, 2,5 mil são de outros Estados, sendo que o maior volume de interessados vem de São Paulo (cerca de 800) e do Paraná (aproximadamente 600). Estados mais distantes também estarão presentes como o Acre, Tocantins, Bahia, Ceará, Rondônia, Rio Grande do Sul e Pará, por exemplo.
Os cursos que mais atraem vestibulandos de fora do MS (Mato Grosso do Sul) são Medicina, Agronomia e Direito, seguidos pelos novos cursos abertos esse ano na UFGD: Engenharia de Energia, Psicologia e Biotecnologia.
A participação de candidatos de outros Estados foi facilitada pela expansão de pólos para realização das provas que serão aplicadas simultaneamente em cinco cidades, Dourados, Campo Grande, Naviraí (próximo a fronteira com Paraná), Três Lagoas (próximo a fronteira com São Paulo) e Corumbá. O alerta do Centro de Seleção para quem vem de fora é de que as provas serão aplicadas conforme o horário oficial de Mato Grosso do Sul.
Já os candidatos de MS trazem uma ordem diferente quanto os cursos mais procurados. Os inscritos do Mato Grosso do Sul preferiram primeiramente, Medicina, seguida por Direito, Nutrição, Administração, Ciência Contábeis e Educação Física.
Comparado aos vestibulares anteriores, em 2009 o crescimento do número de inscritos foi expressivo, já que são 9.543 para 21 cursos, enquanto que em 2008 foram 6.817 inscritos para 15 cursos. O aumento registrado de inscritos é de 2.726 pessoas a mais que no ano anterior. No segundo vestibular da UFGD, em 2007, eram 5.052 candidatos para 12 cursos.