2009-01-23 09:18:00
Suzana Machado
Prestigiado por autoridades municipais e militares, familiares e amigos, o coronel Flávio Josmar Pelégio entregou o comando do 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado (RC Mec), na tarde desta terça-feira (20), ao coronel Carlos Roberto Martins.
Há dois anos no comando do Regimento Sólon Robeiro, cel. Pelégio, em seu discurso, destacou os momentos e as experiências vividas nesse período à frente do 17º RC Mec. “Foram momentos intensos e vibrantes, que passaram rápido. Muito se realizou e há muito do que se orgulhar também. Enfrentamos algumas situações críticas, peculiares da profissão, mas tivemos vários momentos felizes. Em síntese, é com certeza que afirmo que valeu a pena estar à frente do 17º RC Mec durante esses dois anos.”
Em público, o coronel fez questão de estender seu agradecimento particular ao ex-prefeito, Sérgio Barbosa e sua esposa, Maria Helena, aos promotores de Justiça, Dr. Rodrigo Yshida Brandão e Dr. Ricardo Rotuno, aos juízes de Direito da Comarca de Amambai, Dr. César de Souza Lima e Dr. Thiago Nagazawa Tanaka e a José Carlos Signori e sua esposa Marli.
“Desejo aos políticos que assumiram seus cargos este ano, e em especial ao prefeito Dirceu Lanzarini, sorte e sucesso durante a administração.”
Há mais de 30 anos na carreira militar, cel. Pelégio realizou importantes obras dentro do Regimento Sólon Ribeiro, desde 17 de janeiro de 2007, data em que assumiu o mesmo.
Cel. Pelégio ainda ressaltou o trabalho realizado em parceria com o Exército Paraguaio na região de fronteira e a parceria estabelecida com a Agropecuária Corema, e os trabalhos realizados em conjunto com entidades sociais do município, fazendo com que o Regimento contribuísse ativamente para o desenvolvimento cultural, esportivo e social da cidade.
“Foi um orgulho e satisfação tê-los comandado”, afirmou cel. Pelégio, se referindo aos militares que integram o 17º RC Mec. O ex-comandante do Regimento também desejou ao novo comandante, coronel Carlos Roberto Martins, saúde, felicidades e sucesso no exercício do comando.
O novo comandante do 17º RC Mec, coronel Carlos Roberto Martins, é natural de Bagé/RS e ingressou na vida militar em 04 de março de 1974, através da Escola Preparatória de Cadetes do Exército; já esteve à frente de missões como as realizadas no Haiti e constam em seu currículo profissional diversas qualificações, atividades e ações militares.
Estavam presentes na cerimônia de troca do comando: o General-de-Exército Rui Alves Catão (comandante do Comando Militar do Oeste); General-de-Divisão Sérgio Pedro Coelho Lima (antigo comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada); General-de-Brigada Celso Leite Rodrigues (chefe do Centro de Operações do Comando Militar do Oeste); General-de-Brigada Luiz Felipe Kraemer Carbonell (comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada); Dr. César de Souza Lima (juiz de Direito da Comarca de Amambai); Anderson Mansano (presidente da Câmara Municipal); José Aparecido Aguiar (vice-prefeito de Amambai, também representando o prefeito Dirceu Lanzarini); José Roberto Felipe Arcoverde (prefeito de Iguatemi); Dr. Ricardo Rotuno (promotor de Justiça); Dr. Rodrigo Yshida Brandão (promotor de Justiça); Izidoro José de Oliveira (inspetor-chefe da Receita Federal); coronel Pedro Rolando Ortiz Cabral (comandante do Regimento de Cavalaria Nº 4 – Salto del Guayra); cel. Luiz Carlos Marchetti (ex-comandante do 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado); cel. Luiz Augusto Cristovão Liotti (chefe do Estado Maior da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada); cel. Jorge Antônia Smicelato (comandante do 20º Regimento de Cavalaria Blindado); cel. Nilton Gonçalves Resende (ex-comandante do 10º RC Mec); ten. cel. Carlos José Russo Assumpção Penteado (ex-comandante do 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado); ten. cel. Fernando Ramiro Teixeira de Castro (comandante do 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado); ten. cel. Hudson Duarte Lima Rocha Junior (comandante do 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado); ten. cel. Luis Rogério Cid Duarte (comandante do 9º GAC); ten. cel. Herodes Zillo (comandante do 28º B Log); major Pablo Jose Lira de Almeida (comandante da 4ª Companhia de Engenharia Mecanizada); major Andrade (comandante da 14ª Companhia de Comunicações Mecanizada); major Jackson; cel. PM Joel Martins dos Santos (comandante do Departamento de Operações de Fronteira); major PM Emerson Aparecido de Carvalho (comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar); Sérgio Barbosa (ex-prefeito de Amambai); Christiano Bortolotto (presidente do Sindicato Rural); Marcos Roberto Sozza (gerente da agência do Bando do Brasil); cel. Carlos Alberto Peixoto (gerente regional POUPEX); Dr. Kleberson (Delegado da Polícia Federal) e Dr. Marcelo Marinho (defensor público).