15.7 C
Amambai
segunda-feira, 22 de junho de 2026

Proibido a venda de bebidas alcoólicas em rodovias do MS

2008-11-28 11:42:00

O governo do Estado oficializou hoje no Diário Oficial, através da Lei 3.588 sancionada ontem (27) pelo governador André Puccinelli, a proibição da venda e exposição de bebidas alcoólicas em estabelecimentos comerciais localizados nas rodovias de Mato Grosso do Sul.


A proposta segue o exemplo da União. Em junho, o presidente Lula também sancionou lei federal que eliminou as bebidas das margens das estradas federais, causa de metade dos acidentes rodoviários com mortes no país.   

Em Mato Grossodo Sul, o desrespeito à nova lei pode implicar ao comerciante multa de 500 Uferms (Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul, estipulada em R$ 13,97).  

Em caso de reincidência, a multa será aplicada em dobro, seguida de suspensão da autorização para o acesso do estabelecimento comercial à rodovia pelo prazo de dois anos.


Os comerciantes também estão obrigados a fixar em local de ampla visibilidade o aviso indicativo da vedação da venda de bebidas alcoólicas. O descumprimento desse dispositivo implica multa de 100 UFERMS.


A lei nasce embasada por estudos e pela prática. Análise sobre o Uso de Drogas Psicotrópicas no Brasil, promovido pela Secretaria Nacional Antidrogas indica que, somente nas capitais, mais de 150 mil pessoas dirigem após beber. No país, o número pode chegar a mais de 350 mil.


Na prática a lei busca resultados comparáveis à Lei Seca, que já reduziu em 32,4% o número de vítimas atendidas pelo Corpo de Bombeiros em Mato Grosso do Sul. Já a redução no número de acidentes é mais significativa ainda.


O Centro Integrado de Operações de Segurança apontou que nos finais de semana, no período noturno, houve diminuição de 42% no número de acidentes automobilísticos atendidos pela corporação.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 22 de junho de 2026

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete