2008-09-08 16:07:00
As provas serão realizadas nas capitais estaduais e no Distrito Federal.
As provas objetivas e a prova dissertativa terão a duração de 4 horas e 30 minutos e serão aplicadas no dia 2 de novembro, no turno da tarde.
Os locais e o horário de realização das provas objetivas e da prova dissertativa serão publicados no "Diário Oficial da União" e divulgados na Internet, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/ms2008, nas datas prováveis de 22 ou 23 de outubro.
Serão corrigidas as provas dissertativas dos candidatos aprovados nas provas objetivas e classificados em até quatro vezes o número de vagas previsto no edital para a unidade de vaga do Distrito Federal e seis vezes o número de vagas previsto para as demais unidades de vaga.
A avaliação de conhecimentos básicos englobará língua portuguesa, raciocínio lógico-quantitativo e informática. A prova de conhecimentos específicos será composta por noções de direito constitucional, de direito administrativo, de técnicas de arquivo e legislação do Sistema Único de Saúde (SUS) – que inclui a Lei n.° 8.080/90 e Lei n.° 8.142/90 (SUS), com respectivas alterações, a Constituição Brasileira, dos artigos 196 ao 200 e a Política Nacional de Saúde.
Atribuições- A atribuição principal do agente administrativo é dar suporte às atividades administrativas de nível médio do ministério. É o agente administrativo que cuida desde a elaboração de um ofício, lançamento de informações em sistemas administrativos tais como SIAPE e SIAFI, controle de passagens e diárias, passando por auxílio nos processos disciplinares e de arquivo.
O concurso é para suprir a necessidade atual do Ministério da Saúde e cumprir acordos com o Ministério Público de acabar com a terceirização em desacordo com o Decreto 2.271/97.
"No caso específico do agente administrativo, a idéia é que quem está nessa atividade, seja servidor, pois ele vai lidar com sistemas importantes como processos judiciais, licitações, pregões, tudo de muita responsabilidade”, explica a Coordenadora-Geral de Recursos Humanos do Ministério da Saúde, Elzira Espírito Santo.
Veja a distribuição das vagas:
Distrito Federal: 600
Acre: 8
Alagoas: 12
Amazonas: 12
Amapá: 8
Bahia: 15
Ceará: 15
Espírito Santo: 12
Goiás: 12
Maranhão: 10
Minas Gerais: 15
Mato Grosso do Sul: 8
Mato Grosso: 8
Pará: 12
Paraíba: 10
Pernambuco: 15
Piauí: 12
Paraná: 10
Rio Grande do Norte: 12
Rondônia: 8
Roraima: 8
Rio Grande do Sul: 15
Santa Catarina: 12
Sergipe: 12
São Paulo: 30
Tocantins: 9