2008-09-06 08:58:00
Suzana Machado
Disciplina, dedicação e consciência social. Essas são algumas das características dos integrantes do Clube de Desbravadores Unidos para Servir. O Clube é um departamento da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Em Amambai o grupo conta atualmente com 48 desbravadores, divididos em duas unidades femininas e quatro masculinas, além de possuir 12 membros da diretoria. Fazem parte do Clube, crianças e adolescentes com idades entre 10 e 15 anos, segmentados em 6 classes progressivas: Classe do Amigo (10 anos), Companheiro (11), Pesquisador (12), Pioneiro (13), Excursionista (14) e Guia (15 anos). Se quiser, a partir dos 16 anos o integrante pode fazer parte da diretoria do Clube.
O Clube realiza um trabalho completo junto aos integrantes. “Desenvolvemos atividades recreativas, sociais, cívicas, missionárias, como visitas ao asilo, Lar do Menor, hospitais, auxiliamos na limpeza de praças públicas, entre outras ações que visam o lado social do município”, acrescenta Anselmo Cardoso de Oliveira, diretor do Clube e também 1º sgt. do Exército.
Os integrantes também realizam atividades relacionadas a várias especialidades, como aprendizado com nós e amarras e instruções de campo. “Pode-se dizer que este é um lado mais escoteiro do grupo.” Ao todo são mais de 250 especialidades, identificadas na faixa, parte do uniforme que os integrantes usam. “Para usar a faixa o Desbravador precisa ter pelo menos uma especialidade.”
Juntamente com as demais atividades, os Desbravadores trabalham o lado espiritual, o estudo da palavra de Deus. “O projeto é da Igreja Adventista, porém, o integrante não precisa necessariamente pertencer à instituição; cerca de 60% dos Desbravadores não são adventistas; nós trabalhamos o lado espiritual, independente da religião à qual a pessoa pertença.”
Para comemorar o terceiro aniversário, o Clube de Desbravadores se reuniu na quarta-feira (3), na Igreja Adventista do Sétimo Dia, na Rua Cassiano Marcelo, nº
“Nosso objetivo é totalmente ligado ao nome: Unidos para servir. Nossa intenção é desenvolver na criança um caráter, uma personalidade que fará com que eles se transformem em homens e mulheres de valores”, ressalta Anselmo.
“A grande recompensa para nós é quando ouvimos de uma mãe ou pai que seu filho melhorou o comportamento dentro de casa, na família, nos estudos. Isso é o sinal de que nosso esforço tem valido muito”, acrescenta Luce Vargas de Almeida, conselheira do Clube.
Histórico – O Clube de Desbravadores começou oficialmente em 1950 como um programa para Juvenis e Adolescentes, dirigido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Hoje existem mais de 100 mil Clubes presentes em 187 países com 2,5 milhões de Desbravadores, e atualmente conta com cerca de 1.700 só no estado de Mato Grosso do Sul.