2008-09-06 09:01:00
Restando apenas 30 dias para as eleições municipais de 2008 e 16 candidatos a prefeito em Mato Grosso do Sul ainda aguardam julgamento de recursos no TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) quanto ao registro de candidatura. Restam também pendências quanto a registros de candidaturas a vereador, em número maior.
O Tribunal Regional não dará conta de cumprir o calendário eleitoral, conforme o qual até este sábado (6) todos os recursos sobre pedidos de registros de candidatura deveriam estar julgados e publicados pela Corte, conforme a Lei
Complementar nº 64/90. Com isso, vai reduzir também o prazo para o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) julgar os possíveis recursos. O TSE tem até dia 25 de setembro.
Em todo Mato Grosso do Sul, são 183 candidatos a prefeito distribuídos pelos 78 municípios. Desses, 20 apresentavam pendências, ou por deferimento com recurso do MPE (Ministério Público Eleitoral) e de coligações adversárias, ou por indeferimento com recurso do próprio candidato.
Dos 20 casos pendentes, quatro recursos já foram julgados – quanto às candidaturas de Abraão Zacarias (PMDB), em Bela Vista; de vice-prefeito Darci Thielle (PMDB), em Iguatemi, e de Cido Caminha (DEM) e Darcy Freire (PDT), em Douradina.
Bela Vista, além de Zacarias, conta também com Chico Maia (PT), que teve o registro deferido. O MPE recorreu, mas o recurso ainda não foi julgado no TRE.
Caracol também tem dois candidatos com pendências, Liziane Bonfim (PTB), que teve o registro indeferido e recorreu, e Manoel Viais (PT), que, com registro deferido, responde a recurso da coligação adversária.
No caso de Iguatemi, a chapa é encabeçada pelo candidato do PSDB, José Roberto Arcoverdo, mas o indeferimento do vice punha em risco toda a chapa. Em vez da substituição, Thielle foi mantido e recorreu ao TRE, que deu provimento ao recurso.
Aguardam julgamento recursos envolvendo os registros de candidaturas de João Carlos Aquino Lemes (PT), em Bataguassu; Ubaldo Lopes (PP), em Corguinho; Marcos Pacco (PMDB), em Itaporã; Ivan Bossay (PMDB), em Miranda; Noé Filho (PSDB), em Nioaque; Manoel Ovídio (PR), em Paranaíba; Heitor Miranda (PT), em Porto Murtinho; Zé Cabelo (PSDB), em Ribas do Rio Pardo; Edileuza Dias (DEM), em Rochedo; Arcanjo Santos (PSDB), em Santa Rita do Pardo; João Cavalcante (PV), em Sonora; Beto Pereira (PMDB), em Terenos, e Issam Fares (PTB), em Três Lagoas.